Imip evita desperdícios e desvios de medicamentos com a Central de Dose Unitária de Medicamentos

Com o auxílio das soluções de gerenciamento de suprimentos do sistema MV, os profissionais do Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) tem agora mais uma garantia para dispensar a dose certa, na hora programada, para o paciente correto, evitando desperdícios e desvios de medicamentos, reduzindo estoque e custos, e impedindo erros no atendimento a pacientes.

Imip evita desperdícios e desvios de medicamentos com a Central de Dose Unitária de Medicamentos

Conforme as prescrições médicas, os farmacêuticos têm condições de manipular medicamentos para a unitarização de doses. Isso significa que, se antes a embalagem de um remédio de 100 ml, por exemplo, seguia para a Enfermaria para atender um paciente que receberia apenas 10 ml e descartaria o restante, agora o medicamento é separado e distribuído pela central em embalagens com dosagem correta. De acordo com Josinaldo Soares Jr., consultor de projetos da MV.

“O sistema implantado pela MV apresenta fórmulas para a manipulação de medicamentos, possibilita o registro de dispensação das doses específicas, controla o estoque dos produtos manipulados e faz a integração de dados com um sistema próprio do Imip que gera etiquetas com nome do paciente e informações sobre posologia, prescrição, horários de aplicação e estabilidade do medicamento que deve ser administrado no paciente”.

Inicialmente, a Central de Dose Unitária de Medicamentos do SUS funciona para os pacientes pediátricos. Porém, a intenção do Imip é atingir todas as suas unidades. Como muitos processos do hospital ainda são manuais, já está sendo considerada a necessidade de implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A solução, disponibilizada pela MV, reúne em um único local informações clínicas e assistenciais de todos os atendimentos dos pacientes. Com o PEP, além de garantia de agilidade e segurança às atividades médicas, o Imip também terá todos os processos informatizados e condições de personalizar as doses com o uso de um único sistema de gestão.

Reconhecido como uma das estruturas de saúde mais importantes do Brasil, o Imip é um hospital filantrópico 100% SUS que recebeu, pela primeira vez no País, o título de “Hospital Amigo da Criança” concedido pela OMS-Organização Mundial da Saúde/Unicef/Ministério da Saúde.

Notícias MV Blog

;