Hospital Espanhol implanta Sistema de Gestão de Saúde MV

A Real Sociedade Espanhola de Beneficência, mantenedora do Hospital Espanhol, completou, no ano de 2005, seus 120 anos de fundação, rompendo a barreira do terceiro milênio como uma das mais modernas instituições de saúde da Bahia. Localizado em Salvador, o Hospital Espanhol é uma entidade filantrópica com 250 leitos e 1.000 funcionários.

Desde 2002, o Hospital vem modernizando os seus processos com um trabalho de co-gestão administrativa com a Perfil Gestão Empresarial. A partir desse trabalho, foram implantados o planejamento estratégico, os recursos humanos, a qualidade e as melhores práticas de gestão financeira.

Procurada pelo Hospital Espanhol, a MV foi convidada a participar de um projeto inovador no Estado da Bahia, criando um modelo que integrasse as áreas hospitalar, clínico-assistencial e financeira.

“Acreditamos no desafio porque encontramos elementos essenciais para o sucesso do projeto: comprometimento da direção, infraestrutura adequada de informática e pessoal qualificado”, afirma Luciano Regus, diretor geral da MV.

A implantação da solução de gestão hospitalar Sistema de Gestão de Saúde MV foi realizada com prazo definido e cumprido, por quatro consultores da MV, em oito meses, entre julho de 2003 e fevereiro de 2004. O sistema entrou em operação no Hospital no primeiro dia útil do quinto mês dos trabalhos, abrangendo todos os módulos.

Transparência na Informação

Seis meses após a implantação do sistema, o Hospital Espanhol já contabiliza resultados importantes. “Com o Sistema de Gestão de Saúde MV aumentamos a produtividade e hoje obtemos informações com maior agilidade e transparência”, afirma Nestor Taboada, superintendente da Instituição e patrocinador do projeto. “Antes da implantação, possuíamos diversos sistemas. Havia também grande dificuldade de obter informações consistentes e confiáveis para tomar decisões. Hoje, integramos todo o Hospital e dispomos de uma ferramenta para crescer”, conclui.

Na área de atendimento de um hospital de grande porte, a consistência e a agilidade de informações são importantes para se garantir a melhor utilização dos recursos. Com o painel de leitos e os mecanismos de rastreabilidade do Sistema de Gestão de Saúde MV, é possível verificar rapidamente os leitos ocupados ou vagos; os que estão em limpeza, interditados ou em manutenção; além dos saldos parciais das contas.

Com a implantação do agendamento cirúrgico eletrônico, o Hospital ganhou maior eficiência no preparo dos procedimentos. A partir do sistema, são registradas e comunicadas todas as necessidades de kits, materiais, medicamentos, equipamentos e sangue. Dessa forma, a Instituição conseguiu reduzir as glosas e o cancelamento de procedimentos, já que realiza as autorizações antes da cirurgia, assim como melhorou a programação de disponibilidade dos insumos.

“Na farmácia, conseguimos ganhar agilidade, controle e confiabilidade”, afirma Nestor. Através do pedido eletrônico a partir das unidades, o Hospital agilizou a dispensação e agora não permite que sejam atendidas prescrições sem pedido, o que tem reduzido as perdas de faturamento. Além disso, o Hospital Espanhol investiu e passou a utilizar o código de barras, passando a controlar todos os medicamentos por lote e validade.

A área de compras também foi beneficiada. A implantação do controle de cotas permitiu um maior controle da reposição dos produtos nas farmácias-satélites. Somado a isso, o gerenciamento das compras pelo ponto de pedido reduziu o nível de estoque geral do Hospital.

Com o controle de auditoria operacional do Sistema de Gestão de Saúde MV, na qual são apontadas todas as glosas apuradas internamente pelo Hospital, tem sido possível corrigir processos assistenciais, utilizando-se de protocolos, assim como a revisão de contratos em alguns casos.

O controle financeiro, uma dificuldade enfrentada pela maioria dos hospitais, está sendo otimizado através da automação. Com o Sistema de Gestão de Saúde MV, o Hospital passou a saber exatamente a posição do que tem a receber, o que foi recebido, glosado ou não identificado. O sistema gerencia todo o processo, desde a conciliação bancária até a identificação das notas e contas vinculadas a cada crédito bancário.

Parceria na Implantação

Responsável pela gestão do Hospital Espanhol, a Perfil Gestão Empresarial participou de forma decisiva no projeto. “Quando chegamos ao Espanhol, a maioria dos processos já estavam descritos formalmente, o que acelerou a implantação. Além disso, a presença de consultores da Perfil, em tempo integral, facilitou o treinamento e a aderência do sistema ao Hospital”, conclui Luciano Regus.

Ficha Técnica
Características
Área construída16.000 m2
Leitos de Internação250 leitos
Salas de Cirurgia10 salas de cirurgia e 3 de obstétricas
Emergência25 leitos
Semi-Intensiva06 leitos
Centro de Terapia Intensiva (CTI)25 leitos
EspecialidadesCirúrgicas e Clínicas
Outros ServiçosAmbulatorial e Imagem
Atendimentos Mensais
Internações650
Consultas Ambulatoriais2.150
Pronto-socorro1.800
Exames5.000
Cirurgias300

Unidades

  • Recife, PE

  • Belo Horizonte, MG

  • Fortaleza, CE

  • Passo Fundo, RS

  • Porto Alegre, RS

  • Rio de Janeiro, RJ

  • São Paulo, SP

  • Vitória, ES

  • Palmas, TO

  • Curitiba, PR

Depoimentos

ver todos
Emanuel SalvadorEmanuel SalvadorDiretor Administrativo
Hospital e Maternidade São Camilo - Pompéia

"Podemos medir com um grau de exatidão muito grande as demandas e, com isso, prever melhor as nossas necessidades."

Cases

ver todos
Mogi das Cruzes 74 X 76 Mogi das Cruzes implanta SOUL MV e garante melhorias na gestão e no atendimento