Hospital Espanhol implanta Sistema de Gestão de Saúde MV

A Real Sociedade Espanhola de Beneficência, mantenedora do Hospital Espanhol, completou, no ano de 2005, seus 120 anos de fundação, rompendo a barreira do terceiro milênio como uma das mais modernas instituições de saúde da Bahia. Localizado em Salvador, o Hospital Espanhol é uma entidade filantrópica com 250 leitos e 1.000 funcionários.

Desde 2002, o Hospital vem modernizando os seus processos com um trabalho de co-gestão administrativa com a Perfil Gestão Empresarial. A partir desse trabalho, foram implantados o planejamento estratégico, os recursos humanos, a qualidade e as melhores práticas de gestão financeira.

Procurada pelo Hospital Espanhol, a MV foi convidada a participar de um projeto inovador no Estado da Bahia, criando um modelo que integrasse as áreas hospitalar, clínico-assistencial e financeira.

“Acreditamos no desafio porque encontramos elementos essenciais para o sucesso do projeto: comprometimento da direção, infraestrutura adequada de informática e pessoal qualificado”, afirma Luciano Regus, diretor geral da MV.

A implantação da solução de gestão hospitalar Sistema de Gestão de Saúde MV foi realizada com prazo definido e cumprido, por quatro consultores da MV, em oito meses, entre julho de 2003 e fevereiro de 2004. O sistema entrou em operação no Hospital no primeiro dia útil do quinto mês dos trabalhos, abrangendo todos os módulos.

Transparência na Informação

Seis meses após a implantação do sistema, o Hospital Espanhol já contabiliza resultados importantes. “Com o Sistema de Gestão de Saúde MV aumentamos a produtividade e hoje obtemos informações com maior agilidade e transparência”, afirma Nestor Taboada, superintendente da Instituição e patrocinador do projeto. “Antes da implantação, possuíamos diversos sistemas. Havia também grande dificuldade de obter informações consistentes e confiáveis para tomar decisões. Hoje, integramos todo o Hospital e dispomos de uma ferramenta para crescer”, conclui.

Na área de atendimento de um hospital de grande porte, a consistência e a agilidade de informações são importantes para se garantir a melhor utilização dos recursos. Com o painel de leitos e os mecanismos de rastreabilidade do Sistema de Gestão de Saúde MV, é possível verificar rapidamente os leitos ocupados ou vagos; os que estão em limpeza, interditados ou em manutenção; além dos saldos parciais das contas.

Com a implantação do agendamento cirúrgico eletrônico, o Hospital ganhou maior eficiência no preparo dos procedimentos. A partir do sistema, são registradas e comunicadas todas as necessidades de kits, materiais, medicamentos, equipamentos e sangue. Dessa forma, a Instituição conseguiu reduzir as glosas e o cancelamento de procedimentos, já que realiza as autorizações antes da cirurgia, assim como melhorou a programação de disponibilidade dos insumos.

“Na farmácia, conseguimos ganhar agilidade, controle e confiabilidade”, afirma Nestor. Através do pedido eletrônico a partir das unidades, o Hospital agilizou a dispensação e agora não permite que sejam atendidas prescrições sem pedido, o que tem reduzido as perdas de faturamento. Além disso, o Hospital Espanhol investiu e passou a utilizar o código de barras, passando a controlar todos os medicamentos por lote e validade.

A área de compras também foi beneficiada. A implantação do controle de cotas permitiu um maior controle da reposição dos produtos nas farmácias-satélites. Somado a isso, o gerenciamento das compras pelo ponto de pedido reduziu o nível de estoque geral do Hospital.

Com o controle de auditoria operacional do Sistema de Gestão de Saúde MV, na qual são apontadas todas as glosas apuradas internamente pelo Hospital, tem sido possível corrigir processos assistenciais, utilizando-se de protocolos, assim como a revisão de contratos em alguns casos.

O controle financeiro, uma dificuldade enfrentada pela maioria dos hospitais, está sendo otimizado através da automação. Com o Sistema de Gestão de Saúde MV, o Hospital passou a saber exatamente a posição do que tem a receber, o que foi recebido, glosado ou não identificado. O sistema gerencia todo o processo, desde a conciliação bancária até a identificação das notas e contas vinculadas a cada crédito bancário.

Parceria na Implantação

Responsável pela gestão do Hospital Espanhol, a Perfil Gestão Empresarial participou de forma decisiva no projeto. “Quando chegamos ao Espanhol, a maioria dos processos já estavam descritos formalmente, o que acelerou a implantação. Além disso, a presença de consultores da Perfil, em tempo integral, facilitou o treinamento e a aderência do sistema ao Hospital”, conclui Luciano Regus.

Ficha Técnica
Características
Área construída16.000 m2
Leitos de Internação250 leitos
Salas de Cirurgia10 salas de cirurgia e 3 de obstétricas
Emergência25 leitos
Semi-Intensiva06 leitos
Centro de Terapia Intensiva (CTI)25 leitos
EspecialidadesCirúrgicas e Clínicas
Outros ServiçosAmbulatorial e Imagem
Atendimentos Mensais
Internações650
Consultas Ambulatoriais2.150
Pronto-socorro1.800
Exames5.000
Cirurgias300

Unidades

  • Recife, PE

  • Belo Horizonte, MG

  • Fortaleza, CE

  • Passo Fundo, RS

  • Porto Alegre, RS

  • Rio de Janeiro, RJ

  • São Paulo, SP

  • Vitória, ES

  • Palmas, TO

  • Curitiba, PR

Depoimentos

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Dr. Humberto Gomes de MeloDr. Humberto Gomes de MeloProvedor
Santa Casa de Misericórdia de Maceió

"A Santa Casa Misericórdia de Maceió deu uma guinada muito grande de 2005 pra cá, quando nós implantamos MV."

Cases

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HC BotucatuHospital das Clínicas de Botucatu alcança novo paradigma na gestão