Rede São Camilo adota o Sistema MV para integrar informações de três hospitais

Cada hospital trabalhando com seu sistema de gestão hospitalar e de forma independente. Essa era a realidade da Rede São Camilo num passado recente. Isso mudou, quando o Grupo formado pelos hospitais Pompéia, Santana e Ipiranga, decidiu realinhar o planejamento estratégico da instituição, na busca de uma gestão mais eficiente para ser reconhecido como uma rede de hospitais de alta qualidade no atendimento médico e hospitalar. Intitulada de “Visão 2012”, essa estratégia está calcada em pessoas, tecnologia, infraestrutura, processos, clientes e sustentabilidade.

A adoção de uma ferramenta de Balanced Scorecard (BSC) foi o primeiro passo nesse sentido. O BSC da MV foi implantado para o monitoramento das organizações, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos. “Antes, tínhamos o planejamento, mas não tínhamos uma ferramenta para fazer o acompanhamento da estratégia. Não estávamos conseguindo executar os projetos, medir as ações. A ferramenta de BSC é consagrada, mobiliza todo mundo, cria uma base comparativa muito produtiva entre todas as áreas do hospital”, relata o diretor de Serviços Compartilhados da Rede São Camilo, Hélio Franqui.

Os hospitais São Camilo Pompéia, Santana e Ipiranga fazem parte da Sociedade Beneficente São Camilo, responsável pela administração de um grupo de empresas voltadas à área da saúde, inclusive o Centro Universitário São Camilo, referência nacional na formação de profissionais de saúde. Localizados na maior metrópole do País, os três hospitais atendem todas as especialidades médicas. O Grupo possui 500 leitos, aproximadamente seis mil médicos credenciados e mais de três mil funcionários. No ano de 2008, teve um volume de mais de 35 mil internações, 21 mil cirurgias, quase 160 mil atendimentos ambulatoriais e mais de dois milhões de exames realizados.

Integração e padronização

A integração das informações dos três hospitais da Rede, que começou no início de 2008, também faz parte da proposta de reposicionamento estratégico. A adoção do Sistema de Gestão da MV nas unidades Ipiranga e Santana foi um dos passos. O Hospital Pompéia já usava os softwares da MV desde 2000, sendo, inclusive, um dos clientes mais antigos da empresa em São Paulo. “Com uma solução única, buscamos alinhar todos os processos internos da área hospitalar”, destaca Franqui.

Com essa mudança, a solução MV foi instalada em um datacenter localizado no São Camilo Pompéia. Nele, estão hospedados todos os dados dos três hospitais, que são acessados via internet. O principal ganho segundo o diretor-geral da Rede, Valdesir Galvan, é de que “agora os gestores podem acompanhar, ao mesmo tempo, as três unidades juntas, independente do local onde estão”.

Resultados

A iniciativa de integrar e padronizar os sistemas do Grupo São Camilo viabilizou um gerenciamento mais efetivo e um controle de todos os procedimentos realizados nas unidades, garantindo uma identidade única de gestão e, por consequência, a obtenção de resultados marcantes na integração das informações e na segurança dos dados. Também possibilitou ainda mais agilidade e praticidade na prestação dos serviços aos clientes e médicos da instituição.

Ficha Técnica
Características
Rede São CamiloUnidades: Pompéia, Santana e Ipiranga
Leitos de Internação500
Médicos Credenciados6 mil
Funcionários3.265
EspecialidadesTodas, com destaque para Ortopedia, Ginecologia, Neurologia, Urologia, Cardiologia e Cirurgia Geral
Atendimentos em 2008
Internações35.189
Pronto-Socorro adulto360.114
Pronto-Socorro infantil159.181
Ambulatórios159.182
Exames2.034.745
Cirurgias21.054
Partos3.001
Transplantes (medula óssea)31

Unidades

  • Recife, PE

  • Belo Horizonte, MG

  • Fortaleza, CE

  • Passo Fundo, RS

  • Porto Alegre, RS

  • Rio de Janeiro, RJ

  • São Paulo, SP

  • Vitória, ES

  • Palmas, TO

  • Curitiba, PR

Depoimentos

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Dr. Ivan LimaDr. Ivan LimaDiretor Técnico
Hospital Meridional

"A MV possibilitou um crescimento de quase 20% no faturamento do Hospital Meridional a partir do primeiro ano de instalação."

Cases

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