6 benefícios de um sistema que possa gerir laudos médicos

Instituições do segmento de saúde que insistem em manter processos manuais, pouco padronizados e mantidos por funcionários que cumprem apenas funções específicas vão perdendo vantagens competitivas e inúmeras oportunidades de prosperar no mercado.

6 benefícios de um sistema que possa gerir laudos médicos

Implementar o uso de ferramentas inteligentes é uma necessidade se a intenção é otimizar a gestão. Um sistema que possa gerir laudos médicos consegue promover transformações significativas na forma de trabalhar, facilitando a vida dos profissionais e permitindo ao gestor pôr em prática um pensamento mais estratégico em vez de apenas ficar preso a uma rotina de execução de tarefas. Gerir laudos médicos com eficiência eleva a qualidade do parecer e contribui para serem entregues diagnósticos mais precisos para os pacientes. Conheça 6 benefícios de contar com um sistema com potencial para gestão de laudos médicos e veja como a automatização influencia esse processo.

 

1 - Produzir laudos com mais qualidade sem desperdiçar tempo

Produzir mais e melhor em menos tempo é receita de produtividade. Não é muito diferente quando se tratam de laudos médicos, afinal atender uma maior quantidade de pacientes traz satisfatoriamente resultados positivos para a credibilidade da instituição de saúde.

A rotina de trabalho dos profissionais também é afetada quando o tempo é mais bem aproveitado. Se um sistema apresenta os laudos através de um painel e mostra uma visão consolidada das etapas do processo, fica mais fácil gerir essas informações, verificando necessidades e detectando insuficiências prontamente. Isso facilita a rotina dos profissionais, com uma percepção mais abrangente do parecer.

 

2 - Mais agilidade à preparação dos laudos médicos

Não é de hoje que os benefícios de TI na gestão de instituições de saúde são percebidos, tornando os serviços assistenciais mais ágeis. A possibilidade de gestão dos laudos médicos através de um sistema implica contar com padrões e tarefas automatizadas, minimizando a duração dos processos.

O amadurecimento no uso de uma ferramenta de tecnologia leva ao desenvolvimento de melhores rotinas que, com o tempo, transformam o funcionamento da instituição. A gestão de laudos médicos encurta o caminho entre os exames e o diagnóstico. Um sistema é ainda capaz de oferecer a possibilidade de produzir laudos ditados através do reconhecimento de voz. É mais praticidade disponível à preparação do parecer, modernizando a execução desse processo.

 

3 - Acessibilidade: ter informações à mão a qualquer hora

Se um sistema conta com a tecnologia de armazenamento na nuvem (web based) significa que os dados podem ser acessados a partir de qualquer lugar. Um profissional poderá visualizar as informações de um laudo médico a partir de qualquer computador da instituição, desde que seja um usuário devidamente autorizado, e terá os dados à mão para verificar ou consultar o que seja necessário.

Usufruir de acessibilidade é, sem dúvida, um ganho na instituição de saúde. Ter informações acessíveis e disponíveis para consulta permite que possa ser prestada uma assistência de qualidade ao paciente, contando com a integração de todos os profissionais envolvidos, já que as informações ficam concentradas num único sistema e não se limitam à presença ou posse de documentos físicos.

Um sistema com potencial para gerir laudos médicos pode também contar com mecanismos avançados de visualização e reconstrução das imagens decorrentes de exames que componham o laudo, permitindo até que sejam feitas análises comparativas, fusões de imagens e que possam ser visualizadas em outras dimensões (3D, 4D).

 

4 - Consultar as informações a partir de dispositivos móveis

Verificar o conteúdo de um laudo médico não tem, necessariamente, de ser algo feito a partir de um computador. O sistema de gestão que possa gerir laudo médico conta — assim como ocorre, em geral, com outros softwares de gestão — com uma versão para smartphones e tablets (iOS e Android). Já que a realidade é de crescimento no uso de dispositivos móveis, poder contar com esse recurso é um benefício extra, coerente com o contexto atual de possibilidades tecnológicas.

 

5 - Entregar laudos médicos legíveis e elevar a qualidade do atendimento ao paciente

O impacto da legibilidade das informações médicas é evidente. Quando os laudos são elaborados manualmente está presente o risco de as informações serem disponibilizadas sem o devido cuidado, de maneira ilegível, comprometendo a compreensão imprescindível dos dados contidos no parecer médico. Isso acontece até mesmo em razão da rotina intensa de trabalho de alguns profissionais de saúde, que têm de atuar em horários pouco convencionais e podem ter seu desempenho afetado quando se trata de registrar manualmente as informações.

Um sistema de gestão de laudos médicos elimina o problema da falta de legibilidade porque requer que os dados sejam inseridos através do software, induzindo o preenchimento de campos que vão sustentar uma organização sistemática dos dados e inibir qualquer confusão na interpretação deles.

A dificuldade de compreensão dos laudos médicos pode afetar até mesmo a precisão dos diagnósticos, portanto não é um problema irrelevante. Poder contar com um parecer legível contribui para elevar a qualidade do tratamento dado ao paciente, garantindo que as informações sejam pontuais e os dados indicados sejam lidos corretamente.

 

6 - Segurança para a leitura dos laudos

Ter laudos disponíveis e acessíveis podem ser reconhecidos como benefícios desde que a instituição possa contar com um sistema de gestão de laudos que garanta a integridade dos dados, isto é, que eles não sejam corrompidos ou passíveis de alteração por pessoas não autorizadas.

Um sistema consegue assegurar que exista controle sobre quem acessa imagens e informações dos exames. Sabemos que a segurança das informações dos pacientes é um item caro à instituição de saúde. Adotar um sistema que consiga gerir laudos médicos é poder contar com essa segurança. Os dados estão protegidos em um sistema à medida que o acesso é limitado a profissionais autorizados, sendo a acessibilidade condicionada por diversos fatores, como o perfil de usuário ou a área de acesso, por exemplo.

A expectativa é que a tecnologia seja uma aliada no aperfeiçoamento da gestão das instituições de saúde e não um investimento sem garantia de retorno. Os mecanismos de facilitação estão lá, presentes no sistema, basta que sejam conhecidos e dominados pelos profissionais envolvidos nos processos. O uso assertivo e estratégico de recursos como um sistema com potencial para gestão de laudos médicos modifica a realidade da empresa e afeta os resultados dela no mercado.

Notícias MV Blog

;