6 dicas para aumentar o faturamento do hospital

Considerando o atual cenário econômico do Brasil, o setor de saúde tem projeções pouco otimistas para os próximos anos. Diante disso, com o objetivo de tentar reverter a situação, muitos órgãos de saúde têm procurado profissionais qualificados para realizar a gestão dos negócios e, assim, aumentar o faturamento.

6 dicas para aumentar o faturamento do hospital

A realidade mostra muitos casos de novos hospitais, que encerram suas atividades em pouco tempo de vida, devido à falta de preparo dos diretores e gestores na condução de políticas econômicas e administrativas eficientes, diante de diversos problemas.

Hoje, há cursos de administração específicos para a área hospitalar e de saúde todo, uma vez que o segmento apresenta muitas particularidades que, se não forem bem geridas, podem afetar de forma muito intensa os caixas das instituições de saúde.

Pensando nisso, neste post daremos dicas importantes para aumentar o faturamento dos hospitais e instituições de saúde, para garantir a permanência dessas unidades no mercado. Vamos a elas?

 

Gestão estratégica de custos hospitalares

O primeiro ponto que deve ser destacado quando o assunto é aumentar o faturamento de um hospital é a sua gestão financeira estratégica. Profissionais qualificados devem levantar um diagnóstico sobre todas as despesas fixas e variáveis do hospital, verificando qual é o seu faturamento real mensal. Muitas vezes é necessária a terceirização dos serviços relacionados a planejamento estratégico, para não haver interferências pessoais no assunto.

Após a realização do levantamento, uma análise criteriosa junto aos diretores do hospital deve prever quais são os gastos desnecessários. Além disso, a negociação de contratos antigos é uma alternativa para diminuir determinados custos. Outra questão muito importante é a criação de um caixa para custos extras e eventuais que possam surgir, de modo que haja a diminuição de empréstimos.

Os responsáveis pela área de finanças devem ficar atentos, também, à questão dos empréstimos e financiamentos, uma vez que taxas de juros elevadas podem prejudicar o fluxo do caixa e comprometer a possibilidade de investimentos em outras questões estratégicas.

 

Automatização e padronização de processos

Uma questão inovadora nos investimentos em saúde, que contribui com a qualidade do serviço prestado e com a redução de custos, é a automatização e padronização de processos. Sobre essa questão, vale dizer que os softwares tecnológicos garantem a implantação de sistemas informatizados, que, por sua vez, possibilitam integrar áreas e facilitam o trabalho do dia a dia. Exemplo disso são os checklists eletrônicas, os controles de acesso, a documentação eletrônica, entre outros.

Quando falamos em automatização de processos, empresas especializadas no segmento da saúde oferecem soluções personalizadas, conforme as expectativas de cada um de seus clientes. Alguns sistemas gerenciam informações das áreas clínicas, administrativas e financeiras, proporcionando um atendimento diferenciado e eficaz aos pacientes, além do sucesso na gestão dos processos.

A padronização dos processos, além de organizar melhor as rotinas de trabalho, faz com que não haja desperdício de materiais e energia dos colaboradores. Modernos conceitos de organização no ambiente de trabalho apontam que as pessoas se sentem melhor em trabalhar com rotinas estabelecidas, em um ambiente limpo e organizado. Por isso é importante que os gestores apostem sempre em automatização e padronização dos processos.

 

Qualificação profissional

A capacitação da equipe de colaboradores deve ser constante, pois além da motivação que os cursos normalmente proporcionam aos colaboradores, também é comum que eles se sintam valorizados profissionalmente, ao saberem que o empregador investe na melhoria de seu trabalho.

Trabalhar na área da saúde, como é de conhecimento de muitos, não é uma das escolhas mais fáceis, em virtude tanto das inúmeras fragilidades dos pacientes, como da carência do sistema público de saúde. Pacientes que procuram qualquer serviço de saúde estão sempre buscando um atendimento mais humanizado — e somente quem pode oferecer são as pessoas que trabalham no setor.

O capital humano é considerado, nas mais modernas empresas, um elemento fundamental para o sucesso — e a área da saúde precisa investir, cada vez mais, nesses profissionais. É fundamental que eles se sintam valorizados, para assim atender os pacientes com atenção e oferecer os conhecimentos necessários.

A gestão integrada tem como uma de suas premissas a questão do aprendizado contínuo. Trabalhar em equipe é, nesse sentido, aprender um com o outro e conseguir compartilhar técnicas e conhecimentos. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre como treinar a equipe médica e conquistar resultados!

 

Pesquisas clínicas ajudam a aumentar o faturamento

Pode parecer controverso falar em investimento em pesquisas quando o assunto é aumentar o faturamento de um hospital. Na verdade, as pesquisas clínicas ajudam na prevenção de doenças e melhoria na qualidade de saúde das pessoas.

Os pacientes que contribuem com as pesquisas clínicas afirmam que, além do impacto positivo na qualidade dos cuidados com a saúde, há uma melhora do interesse e envolvimento em ações preventivas, como uma forma de evitar possíveis problemas mais sérios.

Além disso, as instituições que investem em pesquisas clínicas são mais bem vistas perante a sociedade em geral, pelo entendimento de que há uma responsabilidade social nesse processo. Desse modo, ganham credibilidade e conseguem ser referência no sistema de saúde, conquistando mais pacientes e, consequentemente, aumentando seu faturamento a longo prazo.

 

Gerenciamento corporativo

Novos conceitos e metodologias possuem ferramentas específicas para controle de processos e tomadas de decisões. Nesse sentido, os hospitais podem utilizar modernos sistemas de inteligência de mercado para traçar estratégias focadas em aumentar o número de pacientes.

Indicadores mostram que os principais segmentos de maior faturamento, em determinado período, além de crescimento ou diminuição no número de atendimentos, contam com outras informações úteis para o melhor gerenciamento do hospital. Eles oferecem o respaldo necessário para auditorias de órgãos certificadores, por exemplo. Fique por dentro de todas as novidades em serviços de gestão.

 

Mãos à obra e muito sucesso!

Ações simples podem ser consideradas fundamentais para aumentar o faturamento dos hospitais. Além dos conceitos apresentados aqui, é fundamental que novas soluções sempre estejam disponíveis para aqueles que buscam melhorar seus serviços, tornando-se excelência no mercado da saúde.

Notícias MV Blog

;