30 / Abril / 2015

Benefícios de ser 100% digitalizado: PEP reduz custos e agiliza o atendimento

mv

O uso, armazenamento e arquivamento de documentos em papel já se mostra um costume do passado. No atendimento à saúde, a tecnologia provê soluções completas para reduzir custos operacionais, agilizar processos e aumentar a segurança dos pacientes, ao mesmo tempo em que auxilia na prevenção de erros hospitalares. Mais seguro que o prontuário em papel, o PEP (Prontuário Eletrônico ao Paciente) está totalmente alinhado a esses propósitos e torna o negócio mais competitivo. Além de facilitar a vida do profissional de saúde, reduzindo o retrabalho e agilizando uma série de processos; o sistema oferece ganhos para o paciente, principalmente na questão da segurança e da precisão do diagnóstico.

A diminuição com a compra e impressão de insumos é uma das vantagens. Um PEP consolida, em um único sistema, guias de internação, prontuários médicos, históricos de atendimento e documentos utilizados internamente. Esses documentos são gerados eletronicamente e são armazenados da mesma forma. Além de eliminar a impressão, processos (como mão de obra para manusear prontuários de papel) e espaços para arquivo tornam-se desnecessários. Assim, hospitais podem expandir o atendimento dos pacientes com novas salas e consultórios.

Além de reduzir o tempo gasto com burocracias internas, o sistema oferece alto nível de segurança nos dados trafegados. A padronização dos sistemas, que exigem certificado digital, garante um processo assistencial interno com alto nível de segurança aos pacientes, sem deixar o respaldo jurídico de lado. Softwares de PEP normalmente contam com sistema de Business Intelligence (BI), que permite ao gestor analisar dados estatísticos a partir de todas as variáveis dos bancos de dados integrantes do sistema do hospital.

É possível mapear indicadores do funcionamento hospitalar, bem como indicadores do desempenho e da performance dos processos como um todo, que ajudam a avaliar o uso de novos protocolos ou novos medicamentos. Com essas informações em mãos, o gestor pode tomar decisões mais rapidamente com um impacto maior e mais efetivo no andamento da rotina do hospital.

O PEP do SOUL MV é a ferramenta ideal para quem busca um atendimento seguro e eficiente ao paciente e para o gestor que quer ter acesso aos dados estatísticos da sua instituição. Conheça os cases da Unimed Vitória e Unimed Recife III e descubra os resultados alcançados com a implantação do PEP.