Cinco perguntas sobre sistema para clínica médica popular

Informatização de processos pode servir de apoio para organizar informações sobre atendimento em uma única plataforma, facilitar o acesso a elas e obter dados que possibilitam a criação de estratégias para ampliar o fatura

Cinco perguntas sobre sistema para clínica médica popular

Clínicas médicas que oferecem serviços a preços populares estão em expansão no Brasil. Esse crescimento ocorre justamente em meio à crise econômica, que ampliou a demanda por atendimento - desde 2015, cerca de 3 milhões de pessoas ficaram sem cobertura de planos assistenciais após perderem o emprego, segundo estimativa da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge). A informatização dos processos, através de um sistema para clínicas, pode ajudar a gestão a otimizar o relacionamento com o cliente e ainda fornece dados que possibilitam a criação de estratégias para ampliar o faturamento.

Na seção “Cinco perguntas sobre”, Talita Matos, coordenadora de credenciamento médico da clínica popular SuzanClin, fala sobre o tema. Acompanhe:

 

1. Qual o papel da tecnologia na clínica médica popular?

Talita - A tecnologia tem o papel de unificar as informações sobre os pacientes atendidos, facilitando o acesso dos médicos e fornecendo informações que servem de apoio para que eles cheguem ao melhor diagnóstico. Além disso, o uso de sistemas de gestão possibilita criar estratégias para ampliar as metas de ticket médio (que é a média do valor gasto pelo cliente com consultas, exames e outros serviços). O aumento do ticket médio influencia diretamente no faturamento da clínica médica.

 

2. De que forma o uso de sistemas de gestão na clínica médica popular pode ajudar a  ampliar receita?

Talita - As operadoras de Saúde, em geral, exigem diversos protocolos para liberação de exames e procedimentos que, muitas vezes, são necessários no primeiro atendimento. Já o profissional da clínica médica popular é livre e independente para solicitar o que julgar necessário.

Não falo de superfaturar ou exigir algo que não é essencial, mas sim de criar protocolos simples que garantem o melhor atendimento ao paciente e, em simultâneo, aumentam o ticket médio. Isso ocorre da seguinte forma: com um sistema de gestão (Enterprise Resource Planning-ERP), pode-se identificar quais são os exames mais solicitados por determinado especialista e oferecer aos clientes, no momento do agendamento online, a opção de contratar, além da consulta, também esse procedimento.

Por exemplo, a paciente que agendou uma consulta de ginecologia pode contratar também a colpocitopatologia oncótica (papanicolau para verificar a presença de células cancerígenas), um dos exames mais comuns da especialidade. Com o investimento em equipe bem preparada e um sistema de gestão que permita esses insights de negócios, as clínicas médicas populares só tendem a crescer.

 

3. Como o uso da tecnologia impacta no relacionamento e no atendimento ao paciente?

Talita - A tecnologia é uma forma de otimizar o relacionamento com o cliente/paciente. Ela agiliza todo o processo de atendimento, do agendamento à prescrição. O uso de sistemas informatizados e do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) dá ao médico acesso ao histórico de cada usuário, ampliando a segurança do paciente e serve de apoio para o diagnóstico. A tecnologia é inclusive, uma exigência dos clientes, já que faz parte do cotidiano de todos, nas mais diversas áreas.

 

4. De que forma os dados gerados pelo uso de sistemas de gestão auxiliam na tomada de decisão?

Talita - As informações geradas a partir desses sistemas auxiliam nas decisões que envolvem qualquer mudança de processos na clínica médica popular, desde backoffice à assistência. A facilidade de encontrar todos os dados na mesma plataforma, com acesso rápido, também é um diferencial do uso da tecnologia para a gestão.

 

5. O que os sistemas de gestão trazem de mudanças para o atendimento da clínica médica popular? 

Talita - A informatização, geralmente, agiliza o atendimento e traz praticidade. Ela reduz o tempo necessário tanto para a marcação da consulta quanto para a espera na recepção, ou seja, acelera todo o ciclo de atendimento dos pacientes, prevenindo o estresse normalmente gerado em tais ocasiões. Também proporciona eficiência no trabalho do médico e diminui as chances de migração do paciente para outro local. Ou seja, acaba se tornando um diferencial competitivo de negócio.

Notícias MV Blog

;