15 / Dezembro / 2017

Clínica digital: RIS e PACS facilitam acesso a exames de diagnóstico por imagem

Clínica Digital

Uso de ferramentas tecnológicas que armazenam e visualizam exames possibilita ao médico acesso aos resultados de cada paciente no exato momento da consulta, de forma a apoiar o diagnóstico em tempo real

 

A informatização dos sistemas de diagnóstico por imagem cresce cada vez mais não só nos centros de medicina diagnóstica, mas também nos consultórios das clínicas digitais. A realização de exames é parte essencial da rotina médica, portanto, facilitar o acesso a eles por meio da tecnologia possibilita mais agilidade para o médico e segurança para o paciente.

O processo de transformar a clínica analógica em digital deixa para trás a figura de recepcionista que atende a telefonemas o dia todo, fazendo o agendamento de horários com papel e caneta. Totens com senha e dispositivos de chamada digitais facilitam o fluxo de pacientes. O médico, que antes anotava as informações sobre a consulta em prontuários de papel, pode contar com modernos softwares que oferecem, inclusive, apoio ao diagnóstico no momento da consulta, em tempo real.

É o caso do Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (Picture Archiving and Communication System – PACS) e do Sistemas de Informação em Radiologia (Radiology Information System – RIS) que, integrados, ampliam suas funcionalidades e o potencial de alcance da clínica digital. O coordenador médico do Grupo Fleury, Gustavo Meirelles, resume o funcionamento dos sistemas. “O PACS faz o gerenciamento das imagens médicas e o RIS cuida da lista de trabalho dos exames, possibilitando que um ou mais médicos colaborem na elaboração do mesmo laudo, independentemente de estarem fisicamente no mesmo local”, explica.

A integração dos sistemas RIS e PACS na clínica digital permite, por exemplo, que as imagens obtidas nos exames possam ser manipuladas por acesso remoto, o que traz praticidade ao médico. O banco de dados integrado apoia o diagnóstico, pois com a análise dos exames tornando-se mais assertiva, a margem de erro diminui. "Com o acesso ao PACS de forma remota, pela internet, o médico pode avaliar os exames diretamente no consultório, no momento em que está com o paciente. Isso proporciona um ganho no relacionamento, pois o paciente sente mais confiança nessa avaliação em tempo real”, frisa Meirelles.

Além disso, a implantação dessas ferramentas tecnológicas ainda ajuda a clínica digital a economizar tempo e recursos, pois não há mais o risco de o paciente perder os documentos e comparecer à consulta sem os resultados necessários para a avaliação do diagnóstico e indicação do tratamento. O armazenamento digitalizado também facilita a comparação com exames que foram realizados anteriormente, diminuindo os pedidos de novos procedimentos e, consequentemente, os custos decorrentes, além de servir como apoio ao diagnóstico com base na evolução apresentada pelo paciente.

Reconstrução

Outras funcionalidades dos sistemas RIS e PACS permitem ainda que o médico reconstrua estruturas de exames, o que pode facilitar a visualização das alterações apontadas no laudo e o consequente diagnóstico.

Ferramentas como a Reconstrução Multiplanar (MPR), que constrói a imagem em mais de um plano de visualização a partir de uma única série, possibilita ao médico analisar um exame por diferentes cortes. A Projeção de Intensidade (MIP/mIP/Média), que é mais comum em tomografias e permite a manipulação das imagens, como a atenuação de intensidade, e a utilização do 3D, que gera a visão tridimensional dos exames, são tecnologias que podem até mesmo evitar a indicação de uma cirurgia, conforme o especialista, pois com elas o médico consegue ter uma noção maior das alterações apresentadas no exame  e de quais medidas são realmente necessárias. Sem essas funcionalidades, pode ser necessário recorrer a intervenções mais drásticas para visualizar melhor a extensão e tamanho de um tumor, por exemplo.

A opção por utilizar os sistemas RIS e PACS na clínica digital pode ser vista, ainda, como um diferencial no mercado de Saúde, já que possibilita mais comodidade e segurança, o que pode influenciar na satisfação ao paciente com o serviço.

eBook: 9 maneiras de otimizar a produtividade médica do radiologista

eBook: 9 maneiras de otimizar a produtividade médica do radiologista

Baixar