Como a gestão integrada entrega produtividade

Se você trabalha em uma instituição de saúde, sistemas de gestão integrados podem ser seus aliados na busca desse objetivo.

Como a gestão integrada entrega produtividade

Nunca se falou tanto em aumento da produtividade, ainda mais no Brasil, como hoje em dia. Com eles, é possível eliminar processos manuais diminuindo o tempo de execução das tarefas, padronizar os processos operacionais e melhorar o fluxo da informação, aumentando a qualidade e a produtividade.

Em um primeiro momento, a gestão integrada promove a interligação de todos os departamentos e combate um dos maiores entraves à produtividade de uma empresa, sendo a falta de colaboração entre os times. Processos de interdependência entre times faz com que cumprir as atividades esteja condicionado à inserção de dados que não dependem de uma única área para serem liberados. Todos fazem parte de um ciclo pré-estabelecido e organizado, e assim entendem o valor de suas tarefas para o total da operação.

Obter aumento de produtividade e eficiência organizacional depende necessariamente de colaboradores preparados para assumir desafios maiores. Assim, é preciso investir em treinamentos e desenvolvimento de pessoas para aumentar a performance de suas equipes, principalmente de seus gestores.

Quando uma empresa não trabalha com um sistema integrado e possui vários sistemas paralelos, muitas vezes um para cada departamento, ela provavelmente enfrenta o desafio da falta de interoperabilidade entre eles.

As chances de acontecer erros de digitação, de interpretação e de processamento são enormes. Um só sistema para todas as áreas da empresa não só colabora para toda a operação caminhar rumo a um mesmo objetivo, como faz com que o negócio se torne mais eficiente, inclusive do ponto de vista estratégico, já que a entrada dos dados é padronizada e parametrizada conforme as necessidades do gestor. Isso reduz significativamente o número de erros e, consequentemente, a quantidade de retrabalhos. É muito comum a improdutividade das empresas estar atrelada ao:

  • Desencontro de informações;
  • Gastos excessivos;
  • Falta de visualização dos custos;
  • Gestão deficiente.

Melhorar o nível de maturidade da gestão com sistemas integrados, ajuda a vencer o desafio de alavancar o crescimento, combinando um aumento de desempenho e a uma redução de custos, sem perder a competitividade.

Notícias MV Blog

;