Como as melhores práticas de gestão ajudam na busca do resultado

Entende-se por gestão eficiente aquela que tem a sustentabilidade como pilar para assegurar perenidade às suas operações, gerar riqueza a stakeholders, minimizar riscos, preservar o meio ambiente e, sobretudo, colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Como as melhores práticas de gestão ajudam na busca do resultado

Na área de saúde, na esfera privada ou pública, as melhores práticas em gestão vão ao encontro de garantir às pessoas o direito a cuidados, o que também elevam os padrões de atendimento médico, ao mesmo tempo, em que oferece lucro à instituição.

Embora os custos de saúde per capita estejam cada vez mais altos no país, uma parcela significativa do atendimento ao paciente ainda é redundante ou ineficaz. Esses custos, na sua maioria, acabam onerando o departamento administrativo e dificultam o caminho para aperfeiçoar a gestão. Para melhorar as práticas das instituições do setor de saúde, é preciso promover a implementação de sistemas que propiciem aos pacientes o cuidado apropriado e em ambiente seguro.

BAIXE GRÁTIS! eBook - Os ganhos de uma gestão pautada por processo

A tecnologia da informação é um dos principais impulsionadores de melhores práticas de gestão. Com ela é possível promover a melhoria da qualidade e experiência do paciente. Redesenhar processos internos também colabora para atender à demanda e promover melhores práticas. No caso de uma esfera pública, a melhoria na gestão promove mais do que modernização, o que acaba por melhorar os serviços públicos prestados ao cidadão.

Para um gestor que visa usar das melhores práticas em gestão da saúde, além de contar com o apoio e suporte de um sistema de TI, o caminho (e desafio) é priorizar ações planejadas, deixando para profissionais habilitados, questões operacionais. Outro caminho que leva à prática de uma gestão mais elaborada é a formação de um conselho de administração. Com a responsabilidade de proteger os interesses da empresa e dos acionistas, o conselho de administração é elemento fundamental na tomada de decisões estratégicas.

São os membros do conselho que monitoram o desempenho do negócio, avaliam e desenvolvem planos para enfrentar possíveis riscos e, principalmente, condicionam a atuação da empresa nos limites da lei, agindo com ética e responsabilidade. O conselho de administração é peça integrante para que os princípios de governança corporativa sejam plenamente atentos e precisa ter profissionais da área financeira, gestão de risco, tecnologia, recursos humanos, além de especialistas na saúde.

As melhores práticas em gestão da saúde ainda passam por uma reorganização de processos de atendimento. É preciso que essa etapa ofereça serviços de alto valor aos pacientes. Isso exigirá planejamento estratégico e, principalmente, novos sistemas de TI. Depende também da criação de uma cultura de baixo para cima que permita que aqueles que entregam o cuidado possam identificar as melhorias necessárias na operação.

Notícias MV Blog

;