Controle de qualidade dos laudos para evitar glosas médicas

Embora tenham como princípio o caráter corretivo, as glosas médicas são práticas cada vez mais comuns e representam um problema crescente em toda a rede particular de saúde que gera prejuízos milionários às empresas e profissionais liberais que prestam atendimento aos pacientes de convênios.

Controle de qualidade dos laudos para evitar glosas médicas

No jargão de faturamento de instituições de saúde, uma glosa nada mais é que um pedido de explicação complementar feita pelo convênio médico ou plano de saúde questionando um procedimento realizado. Na prática, ela é uma contestação da prestação de serviço e pode ser administrativa (recorrentes de falhas operacionais no momento da cobrança) ou técnica (vinculadas à apresentação dos valores de serviços, medicamentos e procedimentos médicos).

Estudos apontam que cerca de 82% das glosas são administrativas e 18% são técnicas. Teoricamente, elas ocorrem por falhas no momento do atendimento, preenchimento de formulários ou emissão de fatura. Além disso, podem acontecer por falta de atendimento às peculiaridades exigidas pelos convênios médicos. Em suma, a glosa é a falta de congruência entre o descrito na guia de atendimento em relação ao exigido pelo plano de saúde.

Nesse contexto, o controle de qualidade dos laudos médicos produzidos é essencial. A convergência e a evolução tecnológica, combinadas com a ampliação do acesso à internet, estão permitindo a integração de dados e a colaboração médica. Além da troca de informação, a emissão de laudos médicos é um dos processos em que a tecnologia vem tendo desempenho muito favorável na rotina de profissionais.

Como as glosas não estão relacionadas às premissas do tratamento médico em si, mas à forma como é apresentada a cobrança dos procedimentos, é preciso prezar pelo processo em todas as etapas. São essas falhas operacionais que podem travar o pagamento por parte dos convênios no momento da análise de conta do prestador.

Por isso, trabalhar com sistema de gestão de laudos médicos é uma das maneiras mais assertivas de se evitar glosas médicas. Ao realizar o gerenciamento de laudos, a ferramenta consegue promover mudanças na rotina do profissional de saúde, contribui para uma maior eficiência, qualidade e legibilidade dos pareceres, o que acaba influenciando na boa visibilidade da instituição.

Notícias MV Blog

;