Hospital com sistema MV recebe certificação máxima da HIMSS

Unidade hospitalar da Unimed Sorocaba passa do estágio 6 para o 7

810.730x312.jpg

Unidade hospitalar da Unimed Sorocaba passa do estágio 6 para o 7 

 

O Hospital Dr. Miguel Soeiro da Unimed Sorocaba é o mais novo Hospital Digital no Brasil certificado pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS). Após auditoria realizada pela maior associação de informática em Saúde do mundo, a unidade que há 10 anos utiliza tecnologias da MV recebeu a certificação em seu nível máximo.

Atualmente no País há apenas cinco hospitais atestados como instituição de Saúde com o mais alto nível de tecnologia da informação e mecanismos de segurança para fornecer cuidados clínico-assistenciais. Mais da metade desse grupo é composta por clientes MV que utilizam sistemas de gestão da informação. Dentre esses, o hospital da Unimed Sorocaba possui um diferencial.

“A nova versão do modelo de maturidade da HIMSS eleva as exigências de segurança na assistência ao paciente. Nesta nova versão, além da exigência de checagem à beira leito de tudo que for infundido no paciente, como medicamento, sangue, nutrição enteral e parenteral, leite e soro, foi adicionada também a checagem do material coletado para realização de exames”, explicou Alexandre Erik Cavalcante, gerente da MV que acompanhou todo o projeto. Essa nova checagem é realizada por meio de dispositivos mobile com validação por código de barras. “Por não haver necessidade de interação humana, o processo garante mais segurança ao paciente e também ao profissional de Saúde”, reforça Alexandre.

Durante o processo de auditoria da HIMSS no hospital, Paulo Magnus, presidente da MV, comentou junto à equipe da Unimed Sorocaba que a distância de um sonho é a energia colocada para alcançá-lo. “Em 2009, o hospital atingiu o estágio 6 da HIMSS. Mesmo sendo uma conquista diferenciada, tendo em vista que apenas 24 instituições no Brasil chegaram a esse nível, essa equipe não se sentiu satisfeita. Imediatamente, foram iniciados outros projetos para elevação do patamar tecnológico. Agora, estamos vendo como resultado desse trabalho o aval internacional de qualidade, segurança e excelência.” De acordo com ele, poucos hospitais no mundo possuem esse reconhecimento.

;