Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo sobre TI e saúde

Fechar

Cadastro realizado com sucesso.

Fechar

Este não é um endereço de e-mail válido. Verifique o preenchimento dos campos e tente novamente.

Fechar
05 / Novembro / 2015

Mais um cliente MV recebe certificação da HIMSS Analytics

unimed volta redonda

Hospital Unimed Volta Redonda ingressa no grupo de elite mundial dos hospitais com EMRAM nível 6


O Hospital Unimed Volta Redonda, localizado no Estado do Rio de Janeiro, recebeu na última quarta-feira (04) o certificado da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics, subsidiária da organização que lidera os esforços globais para otimizar a saúde e a assistência médica por meio da TI. Em cerimônia realizada durante o HIMSS Latin America Conference and Exhibition 2015, que ocorre até esta sexta-feira (05) em São Paulo, o Hospital Unimed Volta Redonda foi oficialmente inserido no grupo de elite mundial dos hospitais com a certificação Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) nível 6.

Cliente da MV desde a sua inauguração em 2010, a instituição de saúde teve a estrutura de TI avaliada e, pela adoção de documentações médicas eletrônicas, sistema completo de suporte à decisão clínica e circuito fechado de medicação, conquistou o estágio 6 da certificação. No processo de auditoria, houve acompanhamento do uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) da MV em todo o fluxo de atendimento – desde a entrada do paciente no pronto-socorro, passando pelo atendimento ambulatorial até a internação com checagem à beira-leito, em que, com o apoio de tablets, a equipe de enfermagem garante a medicação correta, na dose certa, no paciente certo e na hora certa.

Reunindo informações clínicas e assistenciais de todos os atendimentos, o PEP da MV simplifica o armazenamento de dados e facilita a rotina dos profissionais de saúde. Além de garantir a legibilidade das informações, ainda possibilita análises estatísticas e integração com outras áreas. Segundo o superintendente de TI e Administração do Hospital Unimed Volta Redonda, Luiz Carlos Guimarães Jr., não foram necessárias adaptações para que a instituição atendesse aos padrões da HIMSS Analytics. “O hospital obteve o reconhecimento com base no modelo que já adotava.” Ele ainda comentou: “Essa certificação não só confirma a qualidade do sistema da MV como também atesta o uso adequado da tecnologia por parte da instituição”.

Para o vice-presidente da Unimed Volta Redonda e diretor técnico do Hospital Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, “esse resultado confirma que estamos no caminho certo, investindo continuamente em ações integradas para garantir um atendimento cada vez mais assertivo aos nossos clientes”. Como a certificação EMRAM é composta por oito estágios (de 0 a 7), o próximo passo para o Hospital Unimed Volta Redonda é a definição do plano de ação para que em 2017 conquiste o estágio 7 e o selo de hospital digital, dispensando completamente o uso de papel. Além do PEP, outras soluções MV são utilizadas pelo hospital para integrar setores, agilizar processos e gerenciar 145 leitos, uma média de 105 mil atendimentos no pronto-socorro por ano e mais de 9 mil internações anuais.

Essa é a segunda instituição de saúde cliente da MV no Brasil a conquistar a certificação EMRAM nível 6. “Em 2014, o Hospital Unimed Recife III se tornou um dos primeiros do País a receber o certificado da maior associação de informática em saúde, comprovando que as soluções MV sustentam auditorias de órgãos certificadores e colocam os clientes em um patamar superior na saúde mundial”, disse o diretor geral da MV, Luciano Regus. Considerado um nativo digital, o hospital foi inaugurado em 2012 com registros de atendimentos eletrônico e assinatura digital, padronização de processos e integração de áreas, mensuração eficiente de indicadores e facilidades para a tomada de decisões.

Sobre a HIMSS

A HIMSS é uma organização global com ações focadas na melhoria da saúde através do uso de tecnologia da informação. Fundada em 1961, engloba mais de 52 mil indivíduos, dos quais mais de 2/3 trabalham no ramo profissional da saúde, organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo, além de mais de 600 corporações e 250 organizações parceiras sem fins lucrativos, que compartilham esta causa. Com sede em Chicago, serve a comunidade de saúde global de TI com escritórios nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A HIMSS trabalha com um vasto número de eventos no mundo inteiro, discutindo assuntos específicos de saúde e tecnologia da informação, como a questão da interoperabilidade na saúde, que permite a padronização e integração de sistemas de saúde.

Sobre a HIMSS Analytics

A HIMSS Analytics é uma subsidiária integral sem fins lucrativos da HIMSS. A empresa coleta e analisa dados de saúde relacionados com os processos de TI para ambientes, produtos, custos e composição do departamento de sistemas da informação, métricas de gerenciamento do departamento de sistemas da informação, as tendências de saúde e as decisões relacionadas com as compras. A HIMSS Analytics fornece dados de alta qualidade e competência analítica para organizações de prestação de serviços de saúde, empresas de TI para a saúde, governos estaduais, empresas financeiras, empresas farmacêuticas e empresas de consultoria.