Mogi das Cruzes revoluciona atendimento do Programa Saúde da Família com tablets

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, pensando em melhorar a qualidade de vida no município, informatizou todo seu sistema de saúde pública com o SOUL MV e já está colhendo os frutos dessa mudança.

Mogi das Cruzes revoluciona atendimento do Programa Saúde da Família com tablets

Uma das soluções adquiridas pela secretaria foi o PSF (Programa Saúde da Família) que proporciona maior agilidade e eficiência aos Agentes Comunitários de Saúde durante os atendimentos à população através do uso de tablets. A qualquer momento e em qualquer lugar, o profissional atualiza as informações da família offline e sincroniza os dados quando chega à sua unidade de saúde, dedicando mais atenção aos cidadãos, eliminando o uso do papel e compartilhando os dados dos atendimentos com segurança com as demais unidades da rede. Com investimento estimado em torno de R$ 12 mil, foram adquiridos 30 tablets nesta primeira etapa.

“Os tablets substituem as antigas fichas de cadastro e acompanhamento das visitas utilizadas pelos agentes comunitários, garantindo vantagens como agilidade, sincronização dos dados e lançamento imediato das informações”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

Inaugurada em maio de 2012, uma das unidades de saúde usuárias do PSF, o Conjunto Toyama, garante acompanhamento para gestantes, crianças, pacientes inseridos em programas especiais como Hiperdia, acompanhamento de recém-nascidos, vacinação, atendimento odontológico, entre outros procedimentos. Atualmente, soma 697 famílias cadastradas, num total de 2.370 pessoas assistidas, mas outras 80 famílias estão sendo inseridas.

O Sistema MV também disponibiliza recursos importantes para informatização da saúde do município como prontuário eletrônico, controle de estoques de medicamentos e insumos, disponibilidade de vagas e confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas, além do mapeamento clínico dos pacientes por região e do combate à violência contra crianças, mulheres e idosos.

Notícias MV Blog

;