MV implantará sistema de gestão na rede de Saúde Pública de Caxias do Sul

Objetivo da Secretaria da Saúde do município é ter uma gestão integrada e eficiente

Com mais de 480 mil habitantes, o município de Caxias do Sul, localizado na região da Serra Gaúcha, enfrenta um desafio no que diz respeito à gestão da Saúde Pública. Devido à ausência de integração entre os 79 tipos de serviços de Saúde que por mês realizam cerca de três mil consultas e procedimentos especializados, 59,5 mil consultas em unidades básicas e mais de 12 mil atendimentos em pronto-socorro 24 horas, a Secretaria da Saúde não tem acesso a dados estruturados, o que impacta na agilidade e na qualidade do serviço prestado ao cidadão, na resolutividade da assistência e, consequentemente, na gestão da rede.

Para reverter esse cenário com o apoio da tecnologia, a Secretaria da Saúde iniciou um processo licitatório que, após homologação, resultou na assinatura de contrato com a MV. Considerada a melhor aliada para o processo de transformação digital da Saúde em Caxias do Sul, a MV inicia a implantação das suas soluções ainda este mês para que o município tenha a partir de 2018 processos reestruturados e integrados, documentos digitalizados, dados consolidados para tomada de decisões e estruturação de planejamentos estratégicos, melhor distribuição de recursos e agilidade na prestação dos serviços.

Entre as soluções que serão implantadas pela MV e utilizadas por dois mil profissionais que atuam na rede de Saúde Pública municipal está o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Com a solução, informações dos atendimentos aos cidadãos realizados em cada unidade ficarão centralizadas. Dessa forma, médicos poderão ter acesso facilitado a dados sobre diagnóstico, exame e medicação, o que resultará no aumento da qualidade do atendimento. Por manter um histórico de atendimento, o PEP ainda contribuirá para evitar a duplicidade de procedimentos e, com isso, permitirá redução de custos.

De acordo com a Secretária da Saúde de Caxias do Sul, Deysi Piovesan, esse projeto com a MV será um marco para o município. “A tecnologia não só propiciará uma reestruturação de processos como garantirá um serviço de Saúde mais qualificado, beneficiando principalmente a população.”

;