O gerenciamento remoto de PACS

Por sua natureza, o PACS (Picture Archiving and Communications Systems) atende todo o fluxo de imagem, desde a realização do exame até o diagnóstico, passando pelo processo de laudo.

O gerenciamento remoto de PACS

Obedecendo às regras determinadas pelo DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine), criado para padronizar a comunicação entre diferentes aparelhos e formatos de imagens, a ferramenta registra e monitora todo o ciclo de um exame.

Além de capturar, armazenar, distribuir e exibir imagens médicas; o PACS tem o compartilhamento de imagens de maneira mais rápida e efetiva como uma de suas melhores vantagens. Já que a distribuição digital torna mais rápido o processo médico para confecção de laudos, faz parte do escopo do sistema favorecer o acesso remoto às imagens e ampliar os métodos de diagnóstico.

A gerência remota do sistema pode ser realizada combinando tecnologias de manutenção e segurança de rede, porém, os conceitos definidos pelo DICOM ainda não contemplam nenhum padrão definido para a manutenção, administração ou auditoria de PACS. A gestão remota deve ser feita de maneira a considerar a segurança combinando criptografia com políticas de permissões que podem ser personalizadas conforme as necessidades da instituição.

Além disso, do ponto de vista tecnológico, para a gestão remota do PACS é importante estabelecer uma intranet interna em um servidor separado, para evitar interferências e diminuição de capacidade do sistema. Integrar a ferramenta ao HIS (Hospital Information System) utilizado pela instituição também garante segurança da informação e evita erros de digitação.

O PACS também está disponível em uma solução em nuvem permite usar todas as ferramentas do sistema, mas sem a necessidade de abrigar o hardware em uma localidade. As imagens dos exames realizados ficam disponíveis para download ou visualização a qualquer hora.

VIVACE MV - Garanta mais eficiência com o VIVACE MV, uma plataforma RIS/PACS que aumenta a produtividade médica. Saiba mais!

Notícias MV Blog

;