O que você precisa saber antes de optar pela radiologia digital

A radiologia digital vem dominando o mercado de medicina diagnóstica nos últimos anos. E não é para menos! A técnica traz diversas vantagens tanto para o hospital quanto para o paciente, implicando em maior precisão diagnóstica e em redução de custos.

O que você precisa saber antes de optar pela radiologia digital

Se você anda considerando optar por essa técnica no seu hospital, mas ainda não está totalmente convencido ou não sabe por onde começar, esse post é para você! Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a radiologia digital e explicar tudo o que você precisa saber antes de aderir a essa tecnologia. Confira!

 

O que é a radiologia digital?

Um processo no qual o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos raios-x, lida por equipamento moderno de computação, proporcionando uma imagem de alta resolução.

 

Como a radiologia digital funciona?

Ao invés de os raios-x serem absorvidos pelo filme radiográfico, como na radiologia convencional, na radiologia digital eles são absorvidos por um sensor digital composto por uma placa de circuitos sensível à radiação. Essa placa gera então sinais elétricos transmitidos ao computador e processados de modo a gerar uma imagem.

 

Quais as vantagens da radiologia digital para o hospital?

Sustentabilidade

Sem o consumo de filmes radiográficos e reveladores químicos, a radiologia digital gera menos impacto ambiental, sendo menos poluente e mais ecologicamente correta do que a radiologia convencional.

 

Agilidade

Assim que captada pelo sensor digital, a imagem é automaticamente encaminhada para o computador e gerada na tela em segundos, não sendo necessário esperar pelo processo de revelação. Uma vez no computador, a imagem pode ser ajustada conforme as necessidades do radiologista, com correção de contraste, por exemplo, e comparadas facilmente aos exames anteriores, gerando menos dúvidas no diagnóstico e acelerando a emissão do laudo. Além disso, o sistema digital associa a imagem diretamente ao prontuário eletrônico do paciente, permitindo um faturamento automático.

 

Confiabilidade

O sistema de radiologia digital também é mais confiável, não havendo o risco de perda do filme durante o transporte ou no armazenamento, uma vez que o arquivo é automaticamente adicionado ao prontuário do paciente seguindo o padrão DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine), criado em 1983 para padronizar todas as imagens médicas em um formato eletrônico único. O DICOM garante que não haverá qualquer incompatibilidade entre software e imagem, independente do hospital, do país ou do equipamento em que o exame foi feito.

 

Economia

Além de reduzir o consumo de materiais, já que não há custo com filmes e reveladores químicos, não há mais todo o estresse devido a erros de penetração, reduzindo a necessidade de repetição de exames. Nesse ponto, é eliminada a fase de armazenamento dos filmes, com economia significativa de tempo e esforço. E se cada exame é executado mais rapidamente, um maior número de pacientes pode ser visto em um mesmo dia sem qualquer aumento no gasto de recursos materiais ou humanos. Vale ressaltar que, sendo o processo totalmente digital é possível disponibilizar os exames em CDs, facilitando o arquivamento das imagens para eventuais consultas.

 

Acessibilidade e mobilidade

As imagens digitais podem ser acessadas instantaneamente por todos os profissionais envolvidos no cuidado do paciente, de qualquer aparelho eletrônico — computador, tablet ou celular — com conexão à internet. Dessa forma, mesmo se algum profissional estiver fora do hospital, o diagnóstico pode ser feito e o tratamento iniciado.

 

Flexibilidade de processamento

Com o filme, a imagem gerada não podia ser alterada, mas agora com os softwares de processamento a imagem digital pode ser processada de diversas formas para facilitar e agilizar o diagnóstico, aumentando sua precisão. É possível ajustar o contraste, dar zoom em detalhes, reconstruir a imagem em 3D/4D, calcular volume, analisar vasos, realizar uma endoscopia virtual, exibir os dados em planos ortogonais e oblíquos e muito mais.

 

Quais as vantagens da radiologia digital para o paciente?

Menos radiação

Uma das grandes vantagens da radiologia digital é que é necessária uma menor quantidade de radiação para gerar uma imagem de alta resolução. Além de que a chance do exame ter que ser repetido é praticamente inexistente com a técnica.

 

Diagnóstico certeiro

Erros diagnósticos são os mais comuns nos serviços de saúde, mas como a imagem digital apresenta uma resolução maior e pode ser processada para auxiliar o radiologista no diagnóstico, esses erros se tornam menos frequentes. Dessa forma, oferece-se um diagnóstico mais acurado ao paciente.

 

Diagnóstico mais rápido

Com a redução do tempo de espera entre o pedido do exame e a emissão do laudo, a radiologia digital permite que o paciente receba o tratamento adequado muito mais rapidamente, aumentando a chance de um diagnóstico cada vez mais precoce.

 

Quais as mudanças necessárias no hospital para a incorporação da radiologia digital?

Não basta apenas comprar os equipamentos de radiografias digitais para obter todos os seus benefícios muito rapidamente. Além de envolver toda a equipe do hospital nas mudanças e conscientizá-los das vantagens trazidas pelo novo sistema, é necessário que o hospital invista também em bons softwares, adotando um sistema de comunicação e arquivamento de imagens (PACS), integrando-o ao Radiology Information System (RIS) e oferecendo ao radiologista um visualizador universal, com diversas ferramentas de processamento de imagem.

O PACS/RIS oferece digitalização, pós-processamento, armazenamento eletrônico e distribuição de imagens obtidas no setor de medicina diagnóstica para o restante do hospital, otimizando a comunicação e o fluxo de trabalho entre os diversos profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente e permitindo a utilização das imagens para a telerradiologia.

A mudança para a radiologia digital deve, portanto, ser entendida como um processo que demanda paciência e esforço, mas que traz resultados excelentes quando completo. No primeiro ano, é esperada uma transição de 70% da radiologia convencional para a digital e no segundo ano de 90%.

Durante esse período deve-se também buscar incorporar as radiografias antigas, reveladas em filmes, aos arquivos digitais de modo a garantir que elas estarão facilmente disponíveis quando necessário e não demandarão a coexistência de ambos os sistemas de armazenamento no futuro e a mobilização de funcionários para procurar e transportar os filmes.

Notícias MV Blog

;