26 / Julho / 2017

Operadora de Saúde: o que muda com um sistema de gestão web

sistema de gestão web

Solução web proporciona facilidade de acesso e pode ajudar a reduzir custo operacional e de mão de obra

 

Gestores de operadoras de Saúde precisam lidar cotidianamente com novas regulamentações da ANS, incremento de procedimentos de cobertura obrigatória, exigência do mercado por certificações de qualidade e atendimento às expectativas de novo perfil de cliente, mais empoderado e exigente. Normalmente, um sistema de gestão informatizado é visto como uma forma de evitar que alguma dessas pontas fique desatendida. Mas apenas contratar uma solução não resolve a questão: é preciso entender se o modelo é adequado às necessidades.

A escolha demanda uma análise cuidadosa da forma como o software funciona. Uma das principais dúvidas dos gestores diante de uma nova tecnologia é o funcionamento operacional. A opção por sistemas via web ou desktop é um questionamento recorrente. A solução via web funciona em qualquer navegador, ou browser, de internet e oferece facilidade de acesso aos dados, que podem inclusive ficar armazenados na nuvem. Já a versão desktop opera no próprio sistema do computador e, portanto, precisa ser instalada para rodar.

O gerente de produto da MV Andreson Mota explica que sistemas de gestão que operam via web podem ajudar a operadora de Saúde a reduzir custos operacionais e de mão de obra. Isso porque o modelo não necessita de instalação em cada estação de trabalho, o que reduz a quantidade de horas dos colaboradores em configurações ou instalações para operar, administrar e atualizar as aplicações. Isso possibilita que esses mesmos profissionais possam focar na gestão estratégica da organização, por exemplo. Há também economia no momento de realizar as interligações, no caso de instituições que possuem diversas unidades em operação em diferentes locais físicos. “Com a solução via web, não há necessidade de utilizar uma rede particular virtual ou um terminal de serviços, porque ela é nativamente pronta para ser operada fora da organização de origem”, destaca Mota.

A possibilidade de renegociação de contratos também é apontada pelo gerente como uma consequência do uso do modelo de sistema de gestão via web. “Com a facilidade de acesso externo, algumas operadoras de Saúde começaram a renegociar os contratos com médicos auditores. Como esses profissionais não precisam mais obrigatoriamente se dirigir à organização para fazer suas análises, já que podem acessar o sistema de qualquer lugar, o valor do serviço pode ser negociado”, comenta.

A operadora também tem como opção renegociar os contatos com equipes específicas para trabalhos remotos, caso de empresas de contabilidade, cobrança, escritórios de auditoria, entre outros.

 

Gestão

Para o gestor, o uso de uma solução via web permite acesso fácil e rápido aos dados necessários para a realização do planejamento estratégico da operadora de Saúde. “O gestor tem acesso em tempo real às informações de sua organização, independentemente de onde ele esteja. Ele poderá acompanhar os dados acessando diretamente a solução e extraindo a informação que precisa”, afirma Mota.

Dessa forma, o gestor consegue monitorar o que está acontecendo em todas as unidades da operadora de Saúde, economizando tempo de deslocamento que pode ser dedicado à tarefa principal de administrar a organização.

 

Digital

A opção por um sistema de gestão via web pode, inclusive, auxiliar no processo de transformação digital da operadora de Saúde, que assume posição mais consultiva e centrada no beneficiário, focando em qualidade de vida e na prevenção de doenças.

Digitalizar as informações auxilia na gestão dos usuários, regulação do setor e na redução da sinistralidade. Neste último caso, pelo fato de a disponibilidade e acessibilidade dos dados facilitar a implantação das medicinas preventiva e preditiva, incentiva o beneficiário a cuidar melhor da saúde e, consequentemente, usar menos recursos.

eBook: Sistema Unimed: desafios na gestão de operadoras de Saúde

eBook: Sistema Unimed: desafios na gestão de operadoras de Saúde

Baixar