7 formas de otimizar a experiência do cliente com aplicativos de Saúde

Apps específicos para o médico melhoram suas funcionalidades para facilitar a rotina profissional e dar mais tempo para o olho no olho com o paciente

7 formas de otimizar a experiência do cliente com aplicativos de Saúde

O uso de aplicativos de saúde promove benefícios não apenas para a gestão, mas também para a experiência do cliente, fundamental para a organização de Saúde alcançar a excelência. Hoje, a maioria dos apps desenvolvidos exclusivamente para médicos têm o objetivo de facilitar o acesso a laudos e exames de pacientes, mas essa é uma área que cresce na tentativa de solucionar outras necessidades urgentes desses profissionais.  

“Nós estamos desenvolvendo um pequeno projeto de aplicativos de Saúde dedicados aos médicos para o monitoramento de pessoas diabéticas. A ideia é que, ao acessar o app pelo computador, o profissional receba alertas para qualquer alteração preocupante que apareça nos exames laboratoriais do paciente”, descreve Leandro Costa Miranda, CMIO da Dasa/Hospital 9 de Julho. O protótipo também sugere condutas e rotinas baseadas em guidelines  

São várias as instituições que, assim como o Hospital 9 de Julho, já criaram ou adquiriram ferramentas para ajudar o profissional a organizar melhor a agenda, ter acesso ao número de pacientes sob sua responsabilidade e até mesmo consultar processos de aprovação de cirurgia, entre outras funcionalidades importantes no dia a dia no hospital que podem ser visualizadas através do smartphone.

Mas, embora iniciativas como essas acelerem a transformação digital na Saúde, o desenvolvimento de aplicativos de saúde para médicos ainda engatinha, segundo Miranda:

“Os apps disponíveis hoje, em geral, oferecem informações básicas para ajudar a programação desse profissional, como, por exemplo, o agendamento de pacientes, questões cirúrgicas ou dados sobre as operadoras que o hospital serve."

Mesmo assim, apenas 10% das instituições brasileiras têm esse tipo de informação disponível em um app. O mais comum é que o médico saiba de tudo apenas ao chegar presencialmente ao seu local de trabalho, enfatiza o CMIO.   

Miranda acredita que há espaço para a criação de vários aplicativos de Saúde, cada um com uma funcionalidade distinta, e que o grande desafio futuro será conectá-los. Conheça agora sete formas de otimizar a experiência do médico por meio de aplicativos de Saúde elencadas pelo especialista.

 

1. Organizar a agenda de atendimentos e a rotina do médico 

Essa é uma das funcionalidades que os médicos mais buscam, pois, um app pode ajudá-los a visualizar a agenda do dia, da semana e até do mês antes mesmo de sair de casa. Para profissionais que trabalham em vários hospitais, ainda é possível acompanhar a liberação das cirurgias e ajustar melhor a rotina. O app permite ainda visualizar facilmente a agenda de plantões, própria e da equipe, além de integrar a agenda pessoal para que nenhum compromisso se sobreponha a outro, otimizando toda a rotina do profissional de saúde.

 

2. Garantir a troca de informações entre médicos e equipe multidisciplinar 

Trabalhar sozinho é exceção na medicina, portanto, é fundamental que os profissionais de Saúde possam trocar experiências e achados através de uma ferramenta que garanta a segurança da informação, como um app.

“Imagine poder fazer uma passagem de plantão adiantada ou avisar o médico plantonista para que ele possa se preparar antes de chegar ao local de atendimento”, sugere Miranda.

   

3. Facilitar a comunicação médico-paciente ou médico-familiar 

Fora do Brasil já existem apps de comunicação entre médico e paciente ou entre médico e familiares, nos quais o próprio paciente monta — e autoriza — um grupo de contato para que o profissional o atualize sobre o seu quadro de saúde durante a internação, seja por mensagens de texto, videochamada ou até por vídeos curtos, como os stories do Instagram.

A pandemia de Covid-19 deixou a importância dessa funcionalidade ainda mais evidente, como lembra Miranda, mas um  app como esse também é interessante, por exemplo, para impor limites de horários na comunicação com o profissional, algo que o WhatsApp ou o Telegram, por exemplo, não permitem, já que o uso desses apps não está restrito ao profissional.

 

4. Responder solicitações de interconsultas 

Um app de Saúde com foco na atividade médica ajuda no compartilhamento de informações e imagens de forma anonimizada e garante que apenas o profissional, através de acesso com login e senha, visualize o material. Também dá para criar grupos de especialidades para discussões de casos clínicos.

  

5. Visualizar o prontuário eletrônico remotamente

Acessar o prontuário a distância para estudar melhor o caso ou para incluir informações colhidas por meio da telemedicina é, também, uma das funcionalidades que pode ser inserida em um aplicativo. É possível, ainda, criar alertas e receber notificações sobre a evolução do paciente, incluindo achados críticos, deterioração do quadro clínico, resultados de exames, entre outros.

“Mas alguns recursos, como mudança de prescrição de medicamentos, ainda devem ser feitos localmente”, acredita o CMIO.

 

6. Acompanhar o engajamento de pacientes crônicos no tratamento

A partir de recursos de gamificação, o app pode ajudar o médico a compreender melhor a conduta de pacientes crônicos fora do ambiente hospitalar e ajustar a conduta terapêutica nas consultas de rotina.

 

7. Fazer a gestão da carteira 

O médico é também um profissional liberal e um app poderia ajudá-lo a gerenciar melhor os próprios recursos.

“Um aplicativo como esse tem como objetivo aumentar a transparência financeira entre a operadora de Saúde, o local de serviço e o profissional”, resume Miranda. 

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