A importância da certificação profissional de tecnologia na Saúde

Para o profissional, investimento em capacitação impacta na empregabilidade. Já para a organização, ganho é medido na otimização dos processos e na curva de aprendizado das equipes

A importância da certificação profissional de tecnologia na Saúde

A Saúde foi um dos setores mais transformados pela pandemia. Mesmo assim, um estudo conduzido pelo Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde (CBEXs) mostrou que ainda são poucos aqueles que se dedicam a atualizações em tecnologia na Saúde: nos últimos 18 meses, houve, em média, somente dois treinamentos de lideranças entre os 1.531 executivos dos setores públicos e privados ouvidos na pesquisa.   

Para Marcelo Silva, coordenador do programa cpSBIS, o número ainda é muito baixo diante da necessidade de capacitação do setor para a chamada transformação digital. E mais: os treinamentos devem ser direcionados a todos os profissionais que utilizam softwares e outras soluções em Saúde Digital: “Além do gestor, fundamentalmente é importante investir na capacitação dos profissionais de TI que dão suporte e ajudam a implantar essas ferramentas e dos usuários, ou seja, o profissional de Saúde, como médicos e enfermeiros, ou da área administrativa que a utiliza em seu dia a dia de trabalho.”    

Mas, para as instituições que adotam a tecnologia na Saúde, além do treinamento de todos os envolvidos diretamente com os novos sistemas, é importante atestar o nível de conhecimento de cada um deles através de uma certificação. E é isso o que a uma nova parceria entre a MV e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) vai garantir com o lançamento do novo certificado cpSBIS [Certificação Profissional SBIS em Soluções de Saúde] que visa melhorar a capacitação dos profissionais que utilizam essas ferramentas em todo o País.  

“Com essa nova certificação, por meio de provas online, os conhecimentos de todos os profissionais que usam os sistemas vão poder ser verificados e avaliados para cada solução de Saúde, sendo que os candidatos que atingem as notas mínimas 70% de acerto estarão aprovados” , reforça Silva.  

Se para o profissional é importante receber o selo alusivo à sua condição de Profissional Certificado cpSBIS, para a instituição de Saúde é a garantia de que mais do que investir em tecnologia está capacitando e treinando seus profissionais para de fato usá-la em sua totalidade, como lembra o coordenador da SBIS: “Hoje o mercado valoriza organizações que encontram soluções digitais adequadas às suas necessidades, mas de nada adianta ter uma boa ferramenta se as pessoas que vão utilizá-la não estiverem preparadas.”  

Portanto, a falta de qualificação em tecnologia na Saúde pode afetar diretamente o investimento de tempo e dinheiro da instituição a caminho da transformação digital. “É por isso que a SBIS sempre evidencia o valor em apostar na boa dupla: equipe capacitada e ferramentas eficientes”, reforça Silva e complementa: “A certificação tem esse papel de mostrar à gestão em Saúde que sua equipe está fazendo o melhor uso da solução.” E a empresa em si sai ganhando porque otimiza seus processos e a curva de aprendizado das equipes.  

Já o profissional de Saúde que investir em sua certificação poderá ver até mesmo a sua própria empregabilidade melhorada. “A partir do momento que o profissional detém o cpSBIS nas devidas soluções digitais ele mostra ao mercado que possui determinada competência. E o mercado, por outro lado, vai começar a observar esse diferencial na hora da contratação, acredita Silva. 

;