5 estratégias para a gestão em Saúde promover a integração eficiente de novos colaboradores

Para aumentar a consistência e elevar o nível do aprendizado no formato remoto, os gestores apostam em estratégias como gravar vídeos personalizados e premiar boas ideias

5 estratégias para a gestão em Saúde promover a integração eficiente de novos colaboradores

Com a fase mais crítica da pandemia da Covid-19 ainda em andamento, muitas contratações são realizadas exclusivamente online, sem que o novo colaborador tenha ido à empresa ou conhecido seus colegas de trabalho presencialmente. E isso, para a gestão em Saúde, é ainda mais desafiador, porque o setor é repleto de protocolos e processos de segurança que devem ser bem conhecidos pelas equipes durante o processo de integração para que todos consigam, de fato, prestar uma boa assistência em conjunto - seja na linha de frente, seja no backoffice da instituição..  

“Há também outro agravante: cada um tem um tempo para se adequar a trabalhar com a tecnologia na gestão em Saúde, pois essa área envolve qualidades importantes como compaixão, cuidado, toque e afetividade”, diz Jairo Martiniano, gestor de negócios especialista em gestão de pessoas. Ele complementa:

“Ao profissional da Saúde é solicitado que tenha qualidades especiais para lidar com a sensibilidade do ambiente e, por mais que estejam treinados, é bastante difícil aos líderes captar isso pela tela, sem avaliar a linguagem corporal, por exemplo.” 

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A verdade é que o modelo de contratação online era um projeto planejado para acontecer mais adiante, mas que precisou ser acelerado com o contexto de isolamento social da pandemia.

“Por isso, ainda há barreiras importantes como a falta de tecnologia em Saúde, a falta de profissionais capacitados para processos seletivos a distância e, por fim, a falta de um projeto estabelecido de gamificação nas áreas de RH”, enumera Martiniano.

Mas é possível minimizar o risco de uma contratação errada a distância se a gestão em Saúde tiver uma conversa clara e franca com os entrevistados ao invés de tentar seduzi-los com benefícios.

“Outro ponto importante é sempre deixar muito claro quais são os valores da empresa ao candidato e pedir para que ele classifique, de 0 a 10, o quanto cada pessoa concorda com aquele valor para a própria vida”, aconselha Martiniano.  

Depois da contratação, é hora de pensar em um processo de integração eficiente. Saiba agora quais são as principais estratégias para garantir a boa experiência de um colaborador da Saúde em um treinamento online.

 

Preparar um vídeo personalizado com a palavra do presidente 

Todo novo colaborador precisa saber o que o presidente da empresa pensa e como ele age, além de ter um histórico da instituição. E se antigamente isso era feito no auditório, hoje vídeos podem ser gravados com o mesmo fim.

“A diferença é que os vídeos institucionais devem ser dinâmicos e gravados a cada novo momento que a empresa estiver passando e também a cada novo projeto implementado”, diz o gestor, sugerindo até mesmo que o presidente ou o gerente do departamento esteja disponível para uma videochamada ao vivo para dar boas-vindas.

 

Enviar o kit de boas-vindas para a casa do novo colaborador 

“Somos seres sinestésicos, portanto, mesmo durante uma integração online, nós precisamos tocar em algo para sentir que pertencemos a algum lugar”, explica Martiniano

Receber em casa o crachá e o kit de boas-vindas é o marco da entrada do novo colaborador na instituição.

“Vale a pena incluir nesse material mensagens dos novos colegas de equipe, com uma lista de e-mails e telefones úteis, além de um livreto com o que eu chamo de ‘cadeia de ajuda’, que indica quem é o profissional adequado para resolver cada dúvida”, completa o especialista.

 

Disponibilizar plataformas para o novo colaborador consumir conteúdos 

Para melhorar o processo de integração, essas plataformas podem ser ótimas ferramentas de gamificação.

“Imagine a integração online dividida por módulos que serão acompanhados no formato EAD. Assim, apenas após responder a algumas questões sobre o módulo assistido é que o colaborador poderá avançar para a próxima etapa, até concluir todo o processo”, exemplifica Martiniano.

Com recursos como esse, a gestão em Saúde tem também como mensurar o desempenho do colaborador na ferramenta e, com isso, reunir mais dados sobre a pessoa.

 

Distribuir prêmios em um plano de meritocracia 

Outra forma de a gestão em Saúde estimular que o colaborador participe da integração online é premiando boas ideias.

“Imagine que um novato, ao usar a plataforma de integração pela primeira vez, tenha uma sugestão de melhoria que ninguém pensou antes. Pronto, com essa atitude ele já poderia ganhar uma estrela no plano de meritocracia da empresa”, descreve Martiniano, lembrando que afetividade é o que as pessoas mais têm buscado em um novo trabalho.

 

 Criar uma academia interna de aprendizado 

Para além da implantação de práticas de treinamento e capacitação no modelo de aprendizado contínuo e no formato EAD, muitas empresas têm instituído uma espécie de academia interna para aumentar a consistência e elevar o nível do aprendizado de seus colaboradores.

“Nesse modelo, todo gestor vai gravar uma videoaula rápida para compartilhar uma habilidade importante com seu time”, recomenda Martiniano.

Outra prática cada vez mais usada para estimular o contínuo aprendizado da equipe é separar um momento onde um especialista do próprio time compartilha algum conhecimento com os demais. Pode-se montar uma agenda com temas mais relevantes e escolher um dia e horário fixos para isso, o que fortalece ainda mais a iniciativa. Os formatos de videoconferências atualmente possuem diversos recursos, além da possibilidade de disponibilizar a gravação do conteúdo posteriormente. 

Pensar nestas e em outras estratégias é fundamental para que a gestão em Saúde garanta um time engajado e comprometido — uma peça crucial para promover as transformações exigidas atualmente no setor. 

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