Colaboração que se reflete em toda a cadeia de suprimentos no setor da Saúde

Com uso de tecnologia, sistemas reunidos em um mesmo marketplace podem reunir parceiros de uma mesma região em busca do melhor preço final para a compra de suprimentos médicos

1349502022071962d6e0ae9700c.png

Por Michael Almeida, Gerente Comercial na Apoio Cotações  

A cadeia de suprimentos médicos em hospitais, clínicas e laboratórios é vasta e requer planejamento constante.  O setor de compras de insumos, materiais médicos e medicamentos dentro de uma organização de Saúde, por exemplo, realiza inúmeras operações diariamente. Além de cotar o melhor preço do mercado, a área precisa desenvolver o planejamento financeiro, acompanhar os estoques  e realizar a gestão de contratos com diferentes fornecedores. É tanta informação para administrar, que o uso da tecnologia e de sistemas se faz ainda mais útil e necessário.  

E é isso que a Apoio Cotações oferece: mais do que um processo de cotações, a ferramenta é  verdadeiro marketplace que reúne várias soluções em sistemas para a gestão da cadeia de suprimentos  hospitalares, atendendo cinco pilares importantes da área: planejamento, compra, contrato com fornecedor, gestão de OPMEs (órtese, prótese e materiais especiais) e de DMI (dispositivos médicos implantáveis), Módulo de Analytics e NFe. 

 Agora, adotamos mais uma novidade. Para ampliar o acesso das organizações de Saúde às vantagens do uso do sistema, começamos a realizar parcerias com diferentes sindicatos e associações da Saúde, entre elas o Sindicato das Empresas de Saúde do Mato Grosso e a Abramge (Associação Brasileira dos Planos de Saúde). Dessa forma, todos os associados e representados, em conjunto, podem usar a plataforma e seu módulo de cotação conjunta para aumentar o poder de barganha em conseguir melhores preços na hora de comprar. Tudo de forma coletiva e colaborativa.  

A lei da oferta e da procura na Saúde não é diferente de outros setores da economia. Portanto, sabemos que a negociação entre um único hospital e seu respectivo fornecedor de soro fisiológico, por exemplo, é bastante diferente daquela que reúne centenas de hospitais e clínicas próximas geograficamente para comprar o mesmo produto. E já que o fornecedor de Saúde aceita reduzir um pouco a sua margem de lucro para vender em escala, o uso da tecnologia é uma estratégia certeira para facilitar esse tipo de negociação. 

 A possibilidade de barganhar melhores preços na cadeia de suprimentos tem sido um anseio de sindicatos, associações e outros órgãos de classe há tempos, a exemplo do que grandes grupos  da Saúde já têm feito internamente para conseguirem crescer suas operações. Agora, o acesso a sistemas de cotação e compra coletiva podem expandir esse ganho comercial até mesmo para hospitais de pequeno e médio porte. 

Uma plataforma web como a da Apoio Cotações permite, portanto, além de uma compra conjunta regional mais barata, a possibilidade de a organização de Saúde reduzir seus custos através de negociações melhores na cadeia de suprimentos. Em última instância, tal vantagem favorece o crescimento da instituição em operação e implantação de inovações.  

Quanto mais instituições participarem dessa nova forma de atuar na cadeia de suprimentos, maior será o poder de barganha do setor da Saúde como um todo. Especialmente quando, juntas, elas priorizarem ítens da curva A de suprimentos nesse tipo de negociação, ou seja, reduzindo o preço de insumos mais caros e que representam cerca de 20% de todo o volume comprado ao longo do mês. Nesse quesito, aliás, um grande diferencial da nossa plataforma é a gestão de OPMEs consignadas, para que o hospital controle em sistema todos os produtos usados, de forma automatizada. 

Já o restante dos insumos e medicamentos necessários à operação, permanecem sendo negociados individualmente, mas agora por meio de uma cotação eletrônica, que amplia o acesso a valores oferecidos por mais de 15 mil fornecedores cadastrados.  

Tudo isso garante ao hospital compliance na hora de realizar as suas compras, já que todos os fornecedores são devidamente cadastrados e avaliados na plataforma, além de confiança e transparência nas negociações, dois requisitos fundamentais e exigidos por critérios na hora de obter a certificação hospitalar ONA.   

Para mais informações sobre gestão e tecnologia em Saúde, acesse o Blog da MV e a página da MV no LinkedIn 

 

;