22 / Setembro / 2014

Cliente MV recebe certificação inédita no Brasil

Unimed Recife HIMSS

Hospital Unimed Recife III é certificado pela HIMSS como EMRAM nível 6 

O Hospital Unimed Recife III (HRUIII) é um dos primeiros hospitais do Brasil a obter o certificado da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), a maior associação de informática em saúde no mundo, com ações focadas na melhoria da saúde através do uso de tecnologia da informação, e que chega ao Brasil através da parceria com a ABCIS (Associação Brasileira de CIO Saúde). A cerimônia de entrega da certificação aconteceu na última sexta-feira (19) durante o HIMSS Latin America, no WTC, em São Paulo. “É uma grande conquista para o Hospital Unimed Recife III e, sem dúvida, para a MV. Esta certificação comprova, mais uma vez, que as nossas soluções colocam os nossos clientes em um lugar de destaque na saúde mundial”, afirma Luciano Regus, diretor geral da MV.

A certificação EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) é um processo composto de oito estágios (de 0 a 7) de avaliação de maturidade de implementação de prontuário eletrônico, que permite a um hospital avaliar sua situação atual, mapear seus resultados e acompanhar seu progresso através da comparação com outros hospitais no mundo, além de formatar um forte sistema analítico, permitindo importantes tomadas de decisão que afetam a qualidade e segurança do paciente na ponta. A utilização máxima dos recursos da solução de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do SOUL MV garantiu ao HURIII o estágio 6 da certificação.

A solução integrou todos os processos envolvidos no atendimento assistencial, funcionando como um repositório online que disponibiliza as informações atualizadas, compartilhadas e controladas, para todos os envolvidos de acordo com a necessidade de cada momento, ou seja, mais facilidade para a equipe assistencial consultar as informações clínicas em tempo real. O PEP também disponibiliza ferramentas que auxiliam na prescrição; alertas de segurança clínica como alergias, interações medicamentosas e itens duplicados; sistematização da assistência de enfermagem; e gestão de protocolos de prescrição de medicamentos. Todos esses recursos são utilizados no Hospital Unimed Recife III, que também utiliza a certificação digital para assinatura eletrônica dos procedimentos, funcionando totalmente sem papel.

A solução PACS da Microdata também foi fundamental neste processo da certificação. Toda a parte de imagem médica digital, ou seja, para todas as especialidades, está integrada na intranet do hospital e com isso não há mais nenhum uso de filmes. O paciente se beneficia diretamente, já que todo o resultado e laudo de exames de imagem estão integrados ao PEP, melhorando, desta forma, a eficiência das atividades médicas. Com todos os recursos necessários para realizar o atendimento em uma única ferramenta, o médico tem mais tempo para cuidar do paciente e consequentemente realizar um atendimento mais humanizado.

Na prática, a Certificação EMRAM garante ainda mais qualidade e segurança no atendimento aos pacientes, graças à adoção de um conjunto de padrões, protocolos, indicadores, rotinas e processos internacionais seguidos em toda e qualquer profissional da equipe assistencial, seja médico, enfermeiro, técnico de enfermagem ou fisioterapeuta. “Estamos muito felizes em ter contribuído com a certificação do Hospital Unimed Recife III. Ter o primeiro cliente com este reconhecimento reforça nossa missão de tornar a gestão de saúde mais eficiente, humanizada e sustentável, para garantir mais saúde para todos”, conclui Luciano.

HIMSS - A HIMSS é uma organização global com ações focadas na melhoria da saúde através do uso de tecnologia da informação. Fundada em 1961, engloba mais de 52 mil indivíduos, dos quais mais de 2/3 trabalham no ramo profissional da saúde, organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo, além de mais de 600 corporações e 250 organizações parceiras sem fins lucrativos, que compartilham esta causa. Com sede em Chicago, serve a comunidade de saúde global de TI com escritórios nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A HIMSS trabalha com um vasto número de eventos no mundo inteiro discutindo assuntos específicos de saúde e tecnologia da informação, como a questão da interoperabilidade na saúde, que permite a padronização e integração de sistemas de saúde. 

 

Foto: Kleber Araújo, Andreza Montezuma, Dr. Fernando Cruz, representantes do Hospital Unimed Recife III (cliente MV) com John Hoyt, Executive Vice President do HIMSS Analytcs, na cerimônia para entrega do certificado HIMSS Analytics EMR Adoption Model Nível 6.