Como o PEP melhora a sustentabilidade da saúde

Não começou ontem e também não ficará totalmente pronto amanhã. O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) ainda está dando os seus primeiros passos no Brasil, mas tem muito a oferecer para a gestão da saúde local.

Como o PEP melhora a sustentabilidade da saúde

Isso porque, implementado há 35 anos nos Estados Unidos, o PEP começa agora a mostrar os ganhos que oferece. A nova estrutura provida pelo PEP reverte diretamente para melhorias no processo assistencial da saúde e contribui muito para a sustentabilidade da saúde.

Além da melhoria quanto ao incremento no atendimento ao paciente, um PEP também proporciona outros benefícios, como diminuição de erros de medicação durante o tratamento ou até mesmo redução de pedidos de exames desnecessários, o que acaba por melhorar a gestão do estabelecimento: menos erros com medicação e realização de exames desnecessários significa redução de custos para hospitais, planos de saúde, SUS e, principalmente, para o paciente.

Bom para a gestão da saúde assistencial, mas melhor ainda para ganhos de eficiência na gestão de processos, na contenção de desperdícios e na qualidade do atendimento ao paciente. Nos Estados Unidos, a adoção do PEP aconteceu em 2011 e se deu como estratégia de governo. Foram investidos US$ 20 bilhões em TI para suportar a implementação. Segundo análise do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), a iniciativa fez crescer para 78% a quantidade de médicos norte-americanos que utilizam algum tipo de PEP em seus consultórios.

A expectativa é que sistemas privados e públicos possam atuar com eficiência com a adoção do PEP no Brasil. Embora ainda em evolução, a pesquisa do IESS mostra que o uso maciço da internet nos estabelecimentos (91%) contribui para aumentar o uso de sistemas eletrônicos de informação dos pacientes. Hoje 77% dos locais usam sistemas de informações médicas. No entanto, boa parte deles ainda atua parcialmente e de forma desintegrada. O desafio é justamente promover essa integração, tanto na esfera privada como na pública.

Notícias MV Blog

;