mHealth na luta para salvar vidas em catástrofes e desastres ambientais

Já que a imprevisibilidade é um fato em situações como essas, a provisão de serviços de saúde fica ainda mais complexa.

mHealth na luta para salvar vidas em catástrofes e desastres ambientais

Desastres ambientais — como o que atingiu a cidade de Mariana (MG) no final do ano passado — catástrofes naturais — tal qual o recente terremoto que deixou 661 mortos no Equador —, e conflitos, como o da Síria, têm em comum a necessidade de mover um grande aparato assistencial em um curto período, para garantir ao menos o cuidado primário às vítimas.

Porém, o uso da tecnologia, especialmente dos dispositivos móveis — tendência conhecida como mHealth (saúde móvel) — tem ajudado a enviar alertas, levar assistência e dimensionar os postos de atendimento mais rapidamente. De acordo com um boletim da Organização Mundial de Saúde (OMS):

“A difusão de novas tecnologias em países de baixa e média renda é, comumente, um mix de apropriação, difusão e, frequentemente, uma das fases de desenvolvimento observadas em países ricos é pulada. Um exemplo é a penetração dos celulares nestes locais com menos recursos, mesmo antes do desenvolvimento de uma rede de telecomunicações abrangente. As oportunidades oferecidas pelos muitos aparelhos nessas localidades têm estimulado o entusiasmo pela mHealth. Em geral, os projetos são relativamente democráticos, têm poucas barreiras de entrada e são capitalizados pelos celulares que já pertencem às pessoas.”

A disseminação rápida das informações com a mHealth apoia a comunicação entre as equipes com atuação local e as de retaguarda; favorece a segunda opinião ou tomada de decisões a distância por profissionais mais especializados; permite o dimensionamento dos danos e o planejamento dos recursos a serem empenhados naquela ação — especialmente se a iniciativa estiver atrelada a um sistema de gestão de saúde pública — ; ajuda a identificar vulnerabilidades e avaliar riscos; e estimula iniciativas de educação da população.

No recente surto de Ebola na África, o Senegal conseguiu estancar o progresso da doença, que ficou restrita a apenas um caso, com uma iniciativa de saúde pública rápida e abrangente, 4 milhões de SMS foram enviados para alertar a população sobre os perigos do vírus e estimular que casos suspeitos fossem reportados.

Mas a tecnologia, sem uma estratégia e gestão eficaz por trás, tem pouca efetividade. Uma transformação como essa pede, antes de tudo, uma mudança de mentalidade. Você está preparado?

Por Paulo Magnus, presidente da MV.

Notícias MV Blog

;