Como empreender em tempo de crise

Em período de crises, como esse que estamos vivendo, a economia se retrai, as pessoas gastam menos, e o empresariado deixa de investir.

Como empreender em tempo de crise

Esse ciclo acaba deteriorando ainda mais o ambiente econômico, pois é justamente nesse momento que os empresários e empreendedores precisam usar a criatividade para, no mínimo, tentar manter o ritmo de vendas, garantir os empregos e gerar renda.

Os momentos de crise são os verdadeiros momentos para repensar todas as atividades das empresas, rever os custos e tomar decisões que em outros momentos seriam muito difíceis de serem tomadas. Todos os colaboradores têm que ser avaliados, para se poder extrair de cada um, o seu melhor e aumentar a produtividade. Todos os contratos devem ser avaliados sobre a mesma ótica e, além disso, deve-se rever a possibilidade de funcionar sem determinados fornecedores.

Empreender é o exercício de quebrar paradigmas, vencendo o medo. Investir em atendimento e inovação, pois estas são as medidas que diferenciam as empresas. Aproveitar a oportunidade para treinar, treinar e não desistir nunca. É sobre esse mantra que as empresas devem focar suas atenções nesse período de crise econômica/política pela qual está passando o Brasil.

De qualquer maneira, as crises econômicas mais recentes não têm sido duradouras. Pelo contrário, são cíclicas. E é nisso que precisamos acreditar. A crise atual, segundo os economistas, deve começar a sumir no retrovisor em cerca de dois anos. São especulações, mas é partir delas que os empresários retomam a confiança no futuro. Não podemos desistir de acreditar no potencial de consumo do Brasil nem deixar de confiar na capacidade de o brasileiro de superar as dificuldades que ainda vão surgir.

Claro que falar sobre as decisões que precisam ser tomadas é fácil, mas o mais importante é tomar a iniciativa de maneira calculada. Sabendo os riscos que correrá, mas não deixando nunca de acreditar no potencial do país. E arriscar de maneira calculada é algo nítido nos empreendedores que se destacam junto aos demais. A decisão não é simples e fácil, mas os dados do passado mostram ser na crise que muitos projetos bem-sucedidos são iniciados.

 

Por Paulo Magnus, CEO da MV

Notícias MV Blog

;