Transparência financeira em Saúde: comunicando-se com os stakeholders
Saiba como as instituições de saúde podem promover a transparência financeira para construir a confiança dos pacientes, funcionários e investidores
O campo das finanças na saúde é de suma importância, visto que atinge a todos os stakeholders envolvidos durante o processo de atendimento ao paciente. No entanto, nem sempre esse fluxo consegue ser transparente, com obstáculos que impactam no faturamento e consequentemente na gestão financeira da instituição.
Um exemplo disso são as glosas, resultado de faturamentos não recebidos ou recusados, que atrapalham a continuidade dos processos de pagamento e consequentemente impactam na saúde financeira da instituição de saúde. Inclusive, de acordo com o Observatório Anahp 2023, o índice de glosas, que é medido como proporção da receita líquida, foi de 4,55% em 2022, representando um aumento em relação a 2021.
Por isso, para que as glosas ou outros obstáculos não sejam um problema, é essencial que o diálogo com os stakeholders seja claro. Para isso a palavra “transparência” deve ser prioridade, construindo a confiança com pacientes, funcionários e investidores. Mas como fazer isso?
Definindo os stakeholders
Stakeholders são todas as partes interessadas que influenciam ou são influenciadas pelas atividades de uma organização.
Pensando no contexto da saúde, observar quem são os stakeholders e estabelecer as melhores práticas na comunicação e relação com eles é fundamental para garantir a qualidade, a segurança e a eficiência dos serviços prestados aos pacientes e à sociedade.
Dentro de uma instituição de saúde, como um hospital de qualquer porte, podemos identificar diferentes tipos de stakeholders que podem ser impactados de acordo com o desempenho financeiro da organização.
Afinal, estar com tudo organizado “em casa” é muito importante antes de oferecer um produto ou serviço a terceiros.
Mas então, quais são os principais stakeholders do meio da saúde? Eles são:
- Pacientes: são os principais beneficiários dos serviços de saúde e que têm expectativas e necessidades a serem atendidas;
- Profissionais de saúde: responsáveis por executar os serviços de saúde e que precisam de condições adequadas de trabalho, capacitação e remuneração;
- Gestores: que são os encarregados de planejar, organizar, coordenar e avaliar os serviços de saúde e que devem buscar a eficácia, a eficiência e a sustentabilidade da organização;
- Fornecedores: que são os parceiros que oferecem produtos e serviços necessários para o funcionamento da organização e que devem cumprir com os requisitos de qualidade, prazo e preço;
- Investidores: que são os agentes que disponibilizam recursos financeiros para a organização e que exigem transparência, prestação de contas e resultados;
- Reguladores: que são as entidades governamentais ou não governamentais que estabelecem normas, fiscalizam e avaliam os serviços de saúde e que visam proteger os direitos dos usuários e garantir o cumprimento das leis;
- Comunidade: que é o conjunto de pessoas e organizações que interagem com a organização e que podem ser afetadas positiva ou negativamente pelas suas ações;
Comunicação e transparência financeira
Para que todos estes “atores” sejam atendidos de maneira transparente, é necessário ter um fluxo claro também. É preciso agir de forma estratégica, buscando alinhar as expectativas, fortalecer as relações e criar valor compartilhado.
No contexto financeiro, onde cada real faturado pode ser essencial para investimentos e para a experiência de quem é atendido, é fundamental estabelecer a comunicação e fornecer boas condições para que os profissionais recebam em dia e para que os pacientes possam realizar pagamentos de forma rápida e prática.
MV Bank: Uma solução para os seus stakeholders
Para atender aos stakeholders do fluxo hospitalar, o MV Bank é uma ótima opção que facilita a gestão financeira para médicos e instituições, contribuindo para todos os atores da operação.
É possível visualizar todos os plantões realizados e recebíveis organizados por data em um só lugar e acompanhar despesas, como impostos e custos de prática clínica.
Além disso, a plataforma possibilita o controle sobre as notas fiscais emitidas pelos médicos, o que garante controle e organização de finanças profissionais, além de conceder descontos em cursos e treinamentos que ajudam profissionais a se preparar para o planejamento de aposentadoria.
Outra vantagem é a maquineta, que possui um ecossistema financeiro completo e condições especiais para parceiros.
O MV Bank pode ajudar médicos, gestores e investidores a faturarem melhor, de maneira transparente e oferecendo a melhor experiência possível para todos.