Hospital 9 de Julho: maior eficiência e aumento no faturamento

O Hospital 9 de Julho recorreu à MV para garantir, através da implantação das suas soluções, o controle dos processos, a qualidade no atendimento ao paciente e a sustentabilidade financeira da instituição.

O Hospital 9 de Julho, localizado em São Paulo e reconhecido como um dos principais centros médico-hospitalares da América Latina, sempre demonstrou constante vigilância em relação às inovações tecnológicas, investindo de forma contínua nesta área. Com o intuito de transformar o ecossistema de sua gestão hospitalar, optou por estabelecer uma parceria com a MV, escolhendo-a para substituir os sistemas anteriormente desenvolvidos internamente e utilizados na instituição.

A implementação completa da solução, concluída no prazo de seis meses, não apenas trouxe benefícios diretos resultantes da automação das atividades, mas também resultou na revisão e otimização dos processos operacionais, eliminando redundâncias desnecessárias. Além disso, o sistema proporcionou informações consolidadas de todo o hospital, permitindo à alta direção identificar imediatamente distorções. Uma ação essencial, pois impulsionou rapidez na adoção de ações corretivas e preventivas.

Com todos os setores trabalhando de maneira integrada, o retorno operacional cresceu ao valor de 15% no faturamento do Hospital. Na Central de Materiais Esterilizados, o Hospital passou a monitorar a esterilização dos instrumentais e materiais, as transferências entre a Central, o centro cirúrgico e demais unidades hospitalares, assim como o seu retorno. Além de também gerenciar os custos e as receitas geradas pela CME, através da associação das caixas cirúrgicas aos procedimentos realizados. 

Já no Contact Center de Agendamento Cirúrgico, ao registrar a reserva da sala, o sistema MV solicita e monitora todos os recursos necessários à realização de cada cirurgia, garantindo uma maior eficiência e a máxima ocupação da Instituição. 

Antes da data de cada procedimento cirúrgico, o Hospital presta informações adicionais ao paciente, registra sua pré-internação e providencia todas as autorizações, de forma que tudo esteja pronto com antecedência, para maior conforto e satisfação do cliente. 

Dessa forma, a utilização do Prontuário Eletrônico do paciente (PEP), nas Unidades de Terapia Intensiva, gerou maior agilidade e segurança às atividades clínicas, pois, enquanto o médico realiza a prescrição, o sistema identifica eventuais interações medicamentosas, alergias, dosagens ou frequências atípicas dos pacientes durante o atendimento.

Reconhecido pelo KLAS, instituto norte-americano de pesquisas e insights, como o melhor da América Latina por sete vezes, o PEP da MV proporciona um maior controle dos riscos e eventos adversos, aumentando a segurança do paciente, assegurando sua assistencialidade e satisfação por meio da agilidade e eficiência nos processos.

O sistema também encaminha automaticamente a partir da prescrição eletrônica - entre outros processos - os pedidos de materiais e medicamentos para o estoque e a farmácia, monta os mapas de dietas no serviço de nutrição e dietética, agenda exames no laboratório ou nas unidades de diagnóstico por imagem e solicita hemoderivados. 

Outra vantagem do PEP é que os resultados dos exames são disponibilizados diretamente no prontuário eletrônico dos pacientes, à medida que vão sendo realizados. O sistema padroniza os procedimentos médicos e de enfermagem, conforme as normas da Instituição, melhorando o atendimento dos pacientes e controlando seus custos.

A implementação da solução de gestão hospitalar MV, realizada em 2001, marcou uma fase abrangente de modernização na instituição, que incluiu a abertura de um novo pronto atendimento e a instalação de um centro cirúrgico de última geração. 

Essas inovações, direcionadas para a otimização operacional e aprimoramento dos serviços aos pacientes, foram determinantes para a conquista dos prestigiosos títulos de Hospital do Ano em 2002 e 2003, concedidos pelo renomado prêmio Top Hospitalar, o mais importante do setor. Em 2003, o Hospital 9 de Julho também obteve a Acreditação Hospitalar Plena, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Notícias MV Blog

;