Unimed Caruaru conquista eficiência no ambiente hospitalar reduzindo o uso de papel com as soluções da MV
Hospital sediado no agreste pernambucano reduziu em 90% o uso de papel, aumentou agilidade e a segurança dos seus processos através da geração de documentos digitais.
Somos um hospital porta-aberta que atende aos convênios UNIMED e alguns outros convênios específicos.
Reduzir significativamente o uso de papel e ter documentos que já nascem digitais com certificação, são passos importantes para uma instituição de saúde, que visa oferecer agilidade e eficiência para seus profissionais e pacientes. Pensando nisso, a Unimed Caruaru, em Pernambuco, aderiu às plataformas de gestão integrada da MV.
Fundado há 24 anos, o hospital é referência em saúde no agreste pernambucano por prestar serviços humanizados e qualificados, que reúnem tecnologia e sustentabilidade. Com o uso das soluções Recepção Digital, Assinatura Biométrica, SAME Digital e Prontuário Digital da MV, o hospital passou a oferecer mais qualidade e agilidade em seus processos.
Através da solução SAME Digital, os prontuários legados (que foram gerados em papel) são digitalizados e podem ser descartados, liberando espaço físico de armazenamento e possibilitando fácil acesso dessas informações por parte da assistência. O Prontuário Digital permite que o hospital gere os documentos do paciente, em formato totalmente digital, sem precisar imprimi-los no atendimento clínico, de internação e emergencial.
Já com a Recepção Digital e a Assinatura Biométrica a Unimed Caruaru ganhou mais agilidade e segurança no processo de atendimento do paciente, que permitiram a autenticação da assinatura do paciente via tablet, o envio desses documentos para ele por e-mail, captura de informações trazidas pelo paciente integradas com o sistema de gestão do hospital. As soluções possibilitam que a Unimed Caruaru utilize a certificação digital padrão ICP Brasil.
Desde 2019, quando escolheu a MV para o gerenciamento dos procedimentos, o hospital conquistou diversos ganhos como:
- Agilidade do atendimento;
- Aumento de produtividade;
- Crescimento de espaço físico, que antes era ocupado pela papelada;
- Além da segurança e da facilidade na troca de dados.
Em média, a instituição gastava cerca de meio milhão de impressões a cada quatro meses, e com as soluções reduziu em 90% o uso de papel, além de diminuir os gastos com scanners, impressoras, tinta e energia.
“A Unimed Caruaru é uma instituição amiga da natureza, com programas de sustentabilidade. A ampliação, com uso de processos digitais, só reforça o nosso compromisso com o meio ambiente. As soluções também garantem um processo assistencial interno de alto nível para nossos colaboradores e pacientes”, informa Daniel Moraes, gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Caruaru.
A partir desta mudança, todo o atendimento médico de urgência, as atividades para evolução e indicação de procedimentos de internação, cirurgias ou exames nestes setores acontecem de forma eletrônica e integrada, por intermédio do sistema. Os dados usados no ambiente hospitalar são armazenados e gerados eletronicamente, com os benefícios da certificação e da assinatura digital.
O processo de implementação na Unimed Caruaru durou cerca de 90 dias e contou com o trabalho coletivo de toda a equipe assistencial, sendo muito bem aceito por todos.
“São soluções eficazes, que se enquadram em qualquer tipo de instituição, não apenas da saúde. A velocidade dos processos é ímpar. A partir do momento que todos perceberam os benefícios, ganhos, pontos de melhorias, a facilidade de acessar os documentos, a recepção por parte da equipe assistencial, clientes e empresas parceiras foi excelente”, informou Moraes.
No Hospital Unimed Caruaru, as soluções SAME Digital, Prontuário Eletrônico, Recepção Digital e Assinatura Biométrica da MV também são integradas à plataforma SOUL MV, que contempla o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP MV), eleito por seis vezes o melhor da América Latina. Conheça mais sobre essas e outras ferramentas inovadoras da MV.
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