Hospital Unimed Caruaru utiliza Sistema de Classificação de Risco
Para organizar o fluxo de atendimento de pacientes de urgência e emergência, a Unimed Caruaru inovou e se tornou o primeiro hospital privado do interior de Pernambuco a implantar e aplicar as rotinas de atendimento através do sistema de Classificação de Risco MV.
Com a ferramenta, o Hospital passa a priorizar os atendimentos conforme o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento do paciente, viabilizando o acolhimento de forma humanizada, melhorando a qualidade da assistência e reduzindo a possibilidade de erro humano.
“Os tempos de atendimento foram otimizados e a espera do paciente reduzida, sendo colocado em prática o objetivo principal do sistema que é de reduzir o número de atendimentos com característica ambulatorial do serviço”, afirma Diego Oliveira, enfermeiro do Núcleo de Gestão da Qualidade.
Através do sistema de Classificação de Risco, a instituição passa a:
- Mapear os processos no tocante às exigências estabelecidas pelos órgãos certificadores de qualidade
- Gerenciamento do serviço de urgência/emergência (tempos, características de atendimento, trabalho dos profissionais, entre outros)
- Estabelecimento de protocolos de atenção voltados ao perfil epidemiológico loco-regional bem como na qualificação;
- Destaque dos profissionais envolvidos.
“Todas essas iniciativas ajudam a Unimed Caruaru a destacar-se ainda mais no atendimento as urgências e emergências”, conclui Diego Oliveira.
Além do Sistema de Classificação de Risco, a Unimed Caruaru está utilizando o sistema de gestão SOUL MV integrado com Prontuário Eletrônico do Paciente, gerenciando todas as informações do atendimento.