Como a tecnologia de agendamento online melhora a experiência do paciente: marcação de consultas rápida e simplificada

Facilite a vida dos pacientes com marcação de consultas rápida e simplificada. Descubra como a tecnologia melhora a experiência!

Como a tecnologia de agendamento online melhora a experiência do paciente

Na nossa sociedade atual, onde tudo tem que ser resolvido rapidamente e o tempo é um recurso valioso para todos, é quase redundante dizer que a espera incomoda. E isso não é diferente quando se trata de atendimento médico.

Longas esperas, profissionais não disponíveis, dificuldade no encaixe de agendas, são algumas das muitas barreiras enfrentadas por aqueles que precisam ser atendidos e procuram marcar procedimentos por métodos tradicionais.

O agendamento online é uma das tendências da medicina, pois possibilita, por meio da tecnologia, que o processo para marcar consultas seja feito de maneira mais rápida, com participação mais ativa do paciente, o que melhora a rotina dos hospitais.

 

O que é o agendamento online e como ele melhora a jornada do paciente?

Basicamente, o agendamento online é quando alguém tem acesso às funcionalidades de uma agenda física, mas no ambiente digital. 

No que diz respeito à saúde, pacientes podem agendar consultas com autonomia, sem precisar entrar em contato com algum recepcionista do consultório ou hospital em questão, mas, sim, no site ou no aplicativo da operadora de saúde. 

O agendamento online também influencia diretamente na marcação de retornos, já que muitas vezes as pessoas não marcam a volta ao médico por diversas razões e a tecnologia é uma aliada do paciente, já que cumpre a função de enviar lembretes automáticos referentes a confirmações e remarcações de consultas, por exemplo. 

 

Entendendo os atuais desafios do agendamento tradicional

Basicamente, o agendamento tradicional é um processo marcado por desafios que envolvem a falta de recursos tecnológicos e, em alguns casos, de profissionais. Listamos  também outros pontos importantes a seguir:

 

Longas esperas

Uma das grandes reclamações de usuários no agendamento tradicional são as esperas para conseguir atendimento em especialidades médicas, e também para agendar e realizar exames ou cirurgias com rapidez. 

Seja por falta de recursos financeiros, de bons profissionais ou de má gestão administrativa, do hospital, muitas pessoas esperam meses para marcar atendimentos e ficam frustradas por não terem as suas necessidades atendidas, isso afeta a espera do atendimento como um todo, mas, principalmente no ato do agendamento onde as recepcionistas precisam checar manualmente horários, disponibilidade de profissionais e encaixes. 

 

Conflitos de horários

No agendamento tradicional, é muito comum que os atendimentos sejam marcados simultaneamente. Isso porque podem acontecer situações como a de um paciente marcar o atendimento com uma recepcionista ao telefone, enquanto outro acessa o site do médico.

Como consequência, ambos os pacientes chegam ao consultório para atendimento no mesmo horário, gerando constrangimento, atrasos, mais espera e o estabelecimento pode ficar com uma imagem ruim perante o público.

 

Disponibilidade limitada

No agendamento tradicional, há dificuldades como a carência de especialistas para o atendimento, falta de horário para eventuais remarcações e sobrecargas de funcionários que não conseguem marcar consultas, pois em alguns casos precisam resolver outras demandas no hospital ou consultório. 

 

Dificuldade na comunicação

Isso acontece quando profissionais de saúde usam programas que não são integrados com as demais áreas do estabelecimento e marcam atendimentos no mesmo horário e sala para pessoas diferentes, por exemplo. 

 

Faltas e não comparecimentos

No agendamento tradicional, há uma tendência que os pacientes não sejam consultados quanto aos melhores horários para serem atendidos.

Consequentemente, ocorrem faltas às consultas marcadas, que podem ser recorrentes, já que o agendamento aconteceu de forma passiva e à revelia do paciente em alguns casos.

 

Falta de acesso 24 horas

Através do agendamento online, o paciente pode marcar sua consulta a qualquer hora e de qualquer lugar, não se limitando ao horário comercial.

 

Documentação manual

Muitas clínicas e hospitais fazem agendamentos de forma manual, ou, no computador, por meio de programas como o Excel. Apesar da praticidade deste, é importante salientar que podem ocorrer erros manuais e perda de planilhas caso eles não sejam armazenados em nuvem, por exemplo. 

 

Falta de visibilidade

Agendamentos tradicionais não proporcionam visibilidade de datas e agendamentos, o que dá margem a alguns problemas já citados, como mais de um atendimento para o mesmo horário e falta de acesso ao histórico do paciente. 

 

Entenda as vantagens do agendamento online

No agendamento online, os problemas relatados acima mudam, pois o processo para marcar consulta é integrado com softwares de gestão e à própria agenda do médico, eliminando erros como a marcação simultânea de atendimento para mais de uma pessoa. 

 

Global Health MV: Conheça a solução Agenda

A MV possui em seu portfólio A Global Health, um ecossistema de soluções pensadas especialmente para garantir uma jornada do paciente completa e que atenda às suas necessidades.

Como parte da Global Health, o módulo Agenda traz o controle do agendamento médico aos pacientes, que têm autonomia para marcar as suas próprias consultas e exames, por meio do nosso aplicativo para agendamento online.

Para médicos e hospitais, o Agenda traz benefícios que tornam o agendamento online um processo prático e rentável. 

Um deles é a configuração White Label, que oferece experiência personalizada ao paciente por meio de configurações específicas como nome, cor e funcionalidades desejadas.

O agendamento online, aliás, é feito rapidamente e tem tempo médio de 12 minutos. Ademais, há uma economia de até 75% dos valores de agendamento, pois não é preciso gastar com telefonemas para confirmações e avisos de atendimento.

Também é possível integrar todo o sistema de gestão do consultório médico, ou seja, o paciente é acompanhado pelo mesmo sistema, do atendimento ao faturamento.

O Agenda fica disponível para o paciente 24 horas por dia, sete dias por semana e as consultas são marcadas em horários que atendam as suas necessidades e demandas da vida diária, contribuindo diretamente para a redução do absenteísmo e para a retenção de clientes em consultórios e hospitais.

Destacamos mais algumas vantagens que o Agenda da Global Health traz:

  • Controle de gaps;
  • Vendas online;
  • Alta disponibilidade;
  • Democratização ao acesso;
  • Gestão de regras de agendamento e exames em convênios.

Conclusão

O agendamento online traz autonomia aos pacientes, redução de gastos aos hospitais com um sistema automatizado, além de ser personalizado às necessidades do paciente.

Isso contribui para uma experiência de atendimento satisfatória, o que faz que eles fiquem mais fiéis aos serviços oferecidos por seu hospital.

Por isso, conheça o MV Agenda e desfrute dos benefícios do módulo Agenda para o seu hospital.

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