Tecnologia na palma da mão: como dar mais autonomia aos beneficiários de operadoras de saúde

Descubra como a tecnologia proporciona autonomia aos beneficiários de operadoras de saúde. Explore soluções inovadoras para cuidados personalizados e acesso facilitado.

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As operadoras de saúde cumprem um papel importante ao oferecerem serviços de assistência médica aos usuários, porém enfrentam vários desafios no que concerne ao equilíbrio financeiro, além de questões relacionadas à privacidade dos dados dos beneficiários. 

Já os usuários dos serviços desejam ter cada vez maior autonomia na hora de acessar serviços importantes relacionados ao seu atendimento. 

Os aplicativos têm se mostrado uma ótima ferramenta para atender as demandas dos beneficiários de planos de saúde mais rapidamente, ao flexibilizar procedimentos até então restritos a operações presenciais. 

A seguir, mostramos como a tecnologia promove mais protagonismo à jornada de beneficiários das operadoras de saúde.


Desafios das operadoras de saúde no Brasil

O alto custo de serviços, sem dúvida, é um dos principais desafios enfrentados pelas operadoras de saúde atualmente. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 9,63% o teto para reajuste de mensalidade de planos de saúde individuais e familiares pelas operadoras em 2023, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país, e despesas assistenciais do setor.

A ANS também divulgou dados que mostram que o setor de operadoras de saúde passa por um momento desafiador, pois, em 2022, houve um prejuízo de R$ 10,7 bilhões.

Além do maior uso, outros motivos apontados para esse prejuízo são o fim da limitação de consultas e terapias ambulatoriais, o aumento do preço de procedimentos e insumos médicos e a ocorrência de fraudes. 

Sobre este, a vulnerabilidade de dados dos beneficiários das operadoras de saúde é outro desafio enfrentado pelo setor clínico. 

De acordo com pesquisa realizada pela EY, a disposição de dados confidenciais em alta escala favorece ataques de ransomware e as empresas vítimas, por sua vez, estão propensas a pagar pelo resgate. 

Também foi concluído que mais da metade dos dispositivos médicos hospitalares estão sujeitos à invasão cibernética e um terço dos dispositivos de IoT em leitos hospitalares correm o mesmo risco, pela falta de tecnologia atualizada disponível. 

A interoperabilidade de dados é mais um desafio a ser superado. Ou seja, a comunicação transparente entre sistemas é algo que deve ser incentivado e o paciente deve ser dono dos próprios dados de saúde, dentro do conceito de open health. O objetivo é que seu histórico de atendimento seja utilizado para pesquisa em qualquer hospital ou consultório.

Com tais dados em mãos, dentro das regras da LGPD, as operadoras podem transformar seu modelo de operação, priorizando a prevenção ao tratamento. 


Benefícios da autonomia para os beneficiários das operadoras de saúde

Maior controle sobre seus gastos de saúde

Pelos aplicativos de saúde, os beneficiários podem ter acesso a experiências como o atendimento remoto, reduzindo gastos de deslocamento ao consultório, por exemplo. 

Além disso, operadoras com gestão eficiente colaboram para que os beneficiários reduzam despesas, pois refações e indicações de exames desnecessários deixam de acontecer. 


Escolha de provedores

Basicamente, os beneficiários têm a liberdade de escolher profissionais de saúde e instituições que desejam visitar, o que é muito interessante para pacientes que necessitam de tratamentos específicos.

Acesso a informações importantes

Com autonomia, o beneficiário de uma operadora tem acesso a informações importantes sobre seu plano, como coberturas, procedimentos, custos, entre outros.

Muito além de uma obrigação, a disponibilidade de informações é uma ferramenta de empoderamento e engajamento do beneficiário aos serviços das operadoras de saúde. 

A revolução dos aplicativos de saúde para beneficiários 

Os aplicativos de operadoras de saúde têm o poder de oferecer um atendimento mais ágil aos pacientes, que podem acessar serviços como telemedicina e prontuário eletrônico, além de ajudá-los no monitoramento contínuo de sua saúde.

Consequentemente, eles auxiliam no engajamento dos beneficiários ao tratamento, pois oferecem itens como lembretes de consumo de medicamentos, dicas de saúde e bem-estar, entre outros.

Neste sentido, existem cada vez mais ferramentas utilizadas para promover maior autonomia aos beneficiários das operadoras, como o App do Beneficiário da MV. 

Conheça o App do beneficiário da MV e suas funcionalidades

O App do Beneficiário da MV é uma ferramenta que permite aos beneficiários dos planos de saúde terem maior controle sobre seus gastos de saúde e acesso a informações relativas a seu tratamento.

Entre outras coisas, o beneficiário pode acompanhar dados relativos ao seu histórico de atendimento, procedimentos realizados, mensalidade, endereços e contatos de instituições, dados cadastrais, carteirinha virtual, entre outros serviços, como vamos elencar abaixo:

Acompanhamento financeiro personalizado

É possível acompanhar em detalhes despesas sobre medicamentos, mensalidades e co-participação. Ademais, é possível solicitar segunda via de boletos e reembolsos. 

Agendamento mais fácil e rápido

Soluções como o App do Beneficiário da MV facilitam o agendamento, pois é possível analisar as redes credenciadas para procurar o local e especialidade que precisa, diminuindo o tempo gasto nos atendimentos agendados pelo telefone.

Além disso, a telemedicina facilita o atendimento para consultas de acompanhamento, triagem inicial ou para situações em que a visita física não é essencial.

Gestão de reivindicações e autorizações

Os aplicativos, como o App do Beneficiário da MV, oferecem o status das reivindicações aos beneficiários (incluindo se foram recebidas, processadas ou pagas) e enviam notificações ao usuário sobre o progresso das mesmas.

Além disso, os beneficiários podem enviar documentos digitalizados pelos apps, agilizando o envio de informações necessárias para o processo de reivindicação.

Segurança e privacidade dos dados para beneficiários

Entre outras medidas, as operadoras de saúde devem adotar medidas anti fraudes, como: 

  • Criptografia de dados; 
  • Controles de acesso; 
  • Atualizações de segurança; 
  • Treinamento em segurança da informação; 
  • Backup e recuperação de dados; 
  • Avaliações de risco;
  • Auditoria de segurança. 

 

O futuro da autonomia para beneficiários

Além de tendências já citadas, como a telemedicina, não podemos deixar de destacar a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial.

O primeiro ajuda a reduzir custos das operadoras de saúde por meio de dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes e medidores de glicose, mostrando ao médico a necessidade de acompanhar o paciente com mais proximidade.

O segundo desempenha um papel fundamental no diagnóstico e no tratamento de doenças e permite a análise rápida de conjuntos de dados clínicos, além de poder ser usada em prontuários eletrônicos para reforçar a eficiência dos cuidados médicos. 

Ambos contribuem para que resultados mais rápidos sejam emitidos, trazendo economia às operadoras de saúde e melhor serviço aos beneficiários. 

Dicas para beneficiários

Aqui seguem algumas dicas para você, beneficiário ou beneficiária, que deseja usar aplicativos de operadoras de saúde em seu celular. 

Instale os aplicativos

Certifique-se de baixar e instalar os aplicativos oficiais da sua operadora de saúde, disponíveis nas lojas oficiais para maior segurança. 

Configure as notificações

Com a instalação concluída, vá até as configurações do aplicativo e ative as notificações relevantes, a fim que você receba lembretes de consultas e resultados de exames. 

Entenda os recursos

Explore os recursos que o app tem a oferecer. Alguns deles são:

  • Agendamento de consultas;
  • Acesso a prontuários médicos;
  • Localização de prestadores de serviços;
  • Reembolsos e autorizações.

Em síntese, foi visto o poder da tecnologia para facilitar a vida dos beneficiários de operadoras de saúde. 

As operadoras de saúde podem utilizar as informações disponíveis nos aplicativos e oferecer um melhor serviço aos usuários, que, por sua vez, podem marcar consultas mais rápidas, acessar seus exames e ter mais controle sobre sua jornada enquanto paciente. 

Aplicativos como o App do Beneficiário da MV aproximam cliente e operadora e facilitam a relação entre ambas as partes. Conheça e descubra os benefícios na sua rotina.

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