Conexões que transformam: uma história recente da Saúde digital (e da MV) no Brasil
A companhia completa 35 anos e lança livro comemorativo contando os causos e as visões de futuro das personalidades da Saúde nacional que contribuíram para a verdadeira transformação digital
Tecnologia e saúde sempre estiveram fortemente conectadas, embora a transformação digital tenha ganhado mais notoriedade nos últimos anos, principalmente pela adversidade que motivou sua popularização. Mas, durante os 35 anos de existência da MV, a saúde digital sempre foi a protagonista: todas as soluções e inovações foram criadas e implantadas para facilitar a boa gestão em saúde, seja na área assistencial ou administrativa.
Só que a construção da saúde digital é uma ação sobretudo coletiva e, por vezes, contínua para atingir os objetivos almejados, como deixa claro Paulo Magnus, presidente da MV:
“O ponto ao qual chegamos hoje, ou seja, nosso aniversário de 35 anos, é resultado de uma construção conjunta bastante longa e descentralizada. Algumas conexões feitas nesse percurso são bastante óbvias; outras, nem tanto. Mas a beleza é que está tudo interligado, e cada inovação, cada conhecimento adquirido, somam para o todo.”
“Meu desejo é que a tecnologia seja usada cada vez mais para o cuidar do que para tratar a doença em si e, para isso, a interação entre as pessoas é fator crucial para que essa nova saúde digital aconteça”
Paulo Magnus, presidente da MV
Nesse momento importante de sua história, a MV lança a obra “Conexões que transformam a saúde — MV 35 anos”, um livro comemorativo que destaca as histórias e conexões que ajudaram a trilhar o caminho digital pelo qual o setor de saúde se movimenta hoje, em direção ao futuro. Em dez capítulos recheados de “causos” e visões de futuro instigantes, dez personalidades da saúde brasileira descrevem como vivenciaram a transformação tecnológica em suas áreas de trabalho nas últimas décadas.
- Transformação Digital na Saúde: Paulo Magnus, presidente da MV e curador da obra, avalia como a Saúde Digital já evoluiu no Brasil e adianta os próximos passos para a manutenção de um cuidado personalizado a partir dos dados em Saúde — que são um patrimônio de cada paciente.
- Gestão em Saúde: Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, analisa como a centralização das demandas e, por consequência, dos dados, podem melhorar a assistência e a gestão em saúde dos próximos anos.
- Hospital Digital: Fernando Cruz, atual coordenador científico da Unimed Recife III, inaugurou e dirigiu o primeiro hospital digital certificado pela HIMSS do Brasil que funciona há mais de 10 anos totalmente sem papel e conta como a sua história de vida sempre esteve ligada à tecnologia.
- Medicina e pesquisa: Chrystina Barros, professora da FGV e fundadora da Humaniz Saúde, sempre manteve os estudos científicos próximos de sua prática assistencial. Dessa conexão, percebeu que as tecnologias leves podem fazer a diferença no cuidado futuro.
- Plano de saúde do futuro: Vitor Asseituno, cofundador e presidente da Sami Saúde, é reconhecido pelos seus pares por sua mente empreendedora. E entre alguns projetos de sucesso do qual participou, destaca-se a criação de um novo modelo de gestão de planos de Saúde: focado na cadeia de valor.
- Santas Casas de Misericórdia e Hospitais filantrópicos: Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, foi pioneira no uso da tecnologia em instituições filantrópicas de Saúde e hoje o ecossistema digital é chave para a perenidade futura no propósito de cuidar dos necessitados.
- A saúde do Brasil já é digital: Gustavo Ribeiro Neves, presidente da Unimed Sorocaba, orgulha-se de usar o PEP na sua prática clínica há mais de 20 anos, e conta como a inovação constante — e focada no digital — é o caminho certo para que os médicos possam aprimorar suas condutas.
- A revolução do ERP na saúde: Tânia Störmovski, diretora da Regional Sul — MV, relembra de como a ideia de um sistema integrado de informações foi recebida há mais de 35 anos atrás pelo setor — quando a MV nasceu. Mas tudo o que começou para melhorar o faturamento hospitalar, hoje é a solução para a jornada completa do paciente.
- Telemedicina: Chao Lung Wen, presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, discutia telessaúde antes mesmo da internet comercial estar disponível no país. E suas ideias vanguardistas continuam a imaginar o futuro da medicina interconectada.
- Informática e saúde: Jacson Barros, atual responsável pela estratégia de Saúde da Amazon Web Service (AWS), migrou da engenharia elétrica para construir uma carreira consolidada em Saúde. Entre seus feitos mais importantes, informatizou todo o HC — FMUSP e ajudou a construir o Conecte SUS.
Baixe a versão digital do livro “Conexões que transformam a saúde — MV 35 anos”!